Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9025
Tipo: Dissertação
Título: Estudos sobre a evasão e repetência na educação fundamental: em busca de uma proposta metodológica para enfrentar essas temáticas
Autor(es): Silveira , Valéria Rodrigues
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
2° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
3° Membro da banca: Hammes, Itamar Luís
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo apresenta uma pesquisa-ação intervencionista. O estudo versa sobre a análise dos fatores e causas que levam os alunos do período noturno, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da EEEF Dr. Dionísio de Magalhães, no município de Arroio Grande, à evasão e repetência escolar. A proposta desta intervenção sobre o problema de pesquisa que resultou nesta sistematização foi a atuação como Orientadora Educacional na escola, motivada por uma inquietação e necessidade em saber por quê os alunos do noturno tendem a evadir e/ou ter menor índices de rendimento do que os outros turnos e contribuir para a construção de uma nova proposta metodológica que enfrente a evasão e a repetência dessa clientela. Buscou-se no diagnóstico a descrição e a compreensão da problemática a partir da análise documental do Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas com os alunos, por turmas, com colegas professores e gestores, na perspectiva de uma abordagem qualitativa. O trabalho possibilitou o desenvolvimento de encontros reflexivos para analisar como é o entendimento da equipe docente e gestora sobre a evasão e repetência desses alunos do noturno e auxiliar para que essas temáticas tenham outra significação na escola, através de uma nova proposta metodológica, que serão registradas junto ao Projeto Político da escola, numa concepção de projeto educacional, corroborando com os aspectos formativos desenvolvidos na linha de pesquisa deste curso de Mestrado em Educação.
Resumen: Este informe crítico reflexivo presenta una acción intervencionista. El estudio aborda el análisis de los factores y causas que llevan a los estudiantes de la escuela primaria, de 6º al 9º grado, del turno nocturno de la EEEF Dr. Dionísio de Magalhães, en la ciudad de Arroio Grande, a la deserción y la repetición escolar. La propuesta de esta intervención sobre el problema de investigación que resultó en esta sistematización fue actuar como Orientadora Educativa en la escuela, motivada por una inquietud y necesidad de entender el porqué de la tendencia de los Estudiantes del turno nocturno a despertar y/o tener índices de rendimiento más bajos que en otros turnos, y contribuir a la creación de una nueva propuesta metodológica que aborde la deserción y la repetición de esta clientela. Se realizó un diagnóstico que involucró la descripción y comprensión del problema a través del análisis documental del Reglamento Escolar y el Proyecto Político Pedagógico (PPP), así como entrevistas con los Estudiantes por grupos, con los compañeros profesores y directivos, desde una perspectiva cualitativa. El trabajo permitió el desarrollo de reuniones reflexivas para analizar cómo entiende el equipo docente y directivo la deserción y la repetición de estos Estudiantes en el turno nocturno, y ayudar a que estos temas adquieran un nuevo significado en la escuela, a través de una nueva propuesta metodológica, que será registrado en el Projeto Político Pedagógico de la escuela, como parte de una concepción de proyecto educativo que respalda los aspectos formativos desarrollados en la línea de investigación de este curso de Maestría en Educación.
Palavras-chave: Evasão
Repetência escolar
Proposta metodológica
Deserción
Repetición escolar
Propuesta metodológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: SILVEIRA, Valéria Rodrigues. Estudos sobre a evasão e repetência na educação fundamental: em busca de uma proposta metodológica para enfrentar essas temáticas. 70 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9025
Data do documento: 23-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALÉRIA RODRIGUES SILVEIRA.pdfValéria Rodrigues Silveira 20231.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.