???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9017
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | A importância do estudo da gramática reflexiva: impacto no preconceito linguístico |
Autor(es): | Debus, Mariane Larissa Lima |
Primeiro Orientador: | Moser, Denise Aparecida |
1° Membro da banca: | Moser, Denise Aparecida |
2° Membro da banca: | Freitas, Santiago Bretanha |
3° Membro da banca: | Acosta, Vanessa David |
Resumo: | No presente artigo, analisa-se a gramática reflexiva e procura-se verificar se esta é suficiente para garantir o uso da norma-padrão da língua portuguesa sem que haja preconceito linguístico no Brasil. Nessa ótica, aborda-se como objetivos específicos do artigo em questão a importância da gramática reflexiva, os conceitos de norma-padrão, norma culta e variação linguística, e discute-se também sobre o impacto do preconceito linguístico frente às variedades linguísticas no âmbito escolar, destacando-se o processo de comunicação e interação social na gramática reflexiva. Para tal, recorreu-se à pesquisa qualitativa, descritiva e ao procedimento bibliográfico, revisitando autores como Antunes (2003),Bagno (2000, 2007), Bechara (2009),Cereja (2017), Infante (2003), Pasquale e Ulisses (2008), Perini (2002), Possenti (1996), Vygotsky (1989). Após a análise desse levantamento bibliográfico, consideramos que a gramática reflexiva, a qual se apresenta centrada na instrução explícita no que tange ao procedimento linguístico, nos textos, nos processos semânticos e na interação, podendo abarcar nas aulas de português as variações linguísticas, por si só não é suficiente para garantir o uso da norma-padrão sem que haja preconceito linguístico. Porquanto ainda existem várias barreiras a serem transpostas nessa seara. Salientamos que a partir do momento em que o educando vislumbra o quanto são significativas as aulas de português, através do uso da gramática reflexiva, para facilitar seu conhecimento sobre a língua falada e escrita e perseverar na busca pela habilidade de realizar questionamentos e aptidão para expor seu pensamento, seu estudo se torna agradável. |
Abstract: | In this article, reflexive grammar is analyzed and it is tried to verify if it is sufficient to guarantee the use of the standard norm of the Portuguese language without linguistic prejudice in Brazil. From this perspective, the importance of reflexive grammar, the concepts of standard norm, cultured norm and linguistic variation are addressed as specific objectives of the article in question, and the impact of linguistic prejudice against linguistic varieties in the school environment is also discussed. , highlighting the process of communication and social interaction in reflective grammar. To this end, qualitative, descriptive research and bibliographic procedure were used, revisiting authors such as Antunes (2003), Bagno (2000, 2007), Bechara (2009), Cereja (2017), Infante (2003), Pasquale and Ulisses (2008), Perini (2002), Possenti (1996), Vygotsky (1989). After analyzing this bibliographical survey, we consider that reflexive grammar, which is centered on explicit instruction regarding the linguistic procedure, in texts, in semantic processes and in interaction, can encompass linguistic variations in Portuguese classes, by in itself is not enough to guarantee the use of the standard norm without linguistic prejudice. As there arestill several barriers to be overcome in this area. We emphasize that from the moment the student sees how significant the Portuguese classes are, through the use of reflective grammar, to facilitate their knowledge of the spoken and written language and to persevere in the search for the ability to ask questions and the ability to expose your thinking, your study becomes pleasant. |
metadata.dc.subject: | Gramática reflexiva Preconceito linguístico Variação linguística Reflective grammar Linguistic prejudice Linguistic variation |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
metadata.dc.identifier.citation: | DEBUS, Mariane Larissa Lima. A importância do estudo da gramática reflexiva: impacto no preconceito linguístico. 20 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9017 |
metadata.dc.date.issued: | 20-Dec-2021 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
MARIANE LARISSA LIMA DEBUS.pdf | Mariane Larissa Lima Debus 2021 | 856.26 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???