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dc.contributor.advisor1Luce, Maria Beatriz-
dc.creatorRodrigues, Zeneida Corrêa-
dc.date.accessioned2024-02-27T17:14:26Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-27T17:14:26Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Zeneida Corrêa. O novo ensino médio e o noturno: desafios em uma escola estadual periférica de Sant’ana do Livramento/RS. 105 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9001-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica Curricularpt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino Noturnopt_BR
dc.subjectDesigualdades Educacionaispt_BR
dc.subjectPolítica Curricularpt_BR
dc.subjectNueva Enseñanza Secundariapt_BR
dc.subjectEscuela Nocturnapt_BR
dc.subjectDesigualdades Educativaspt_BR
dc.titleO novo ensino médio e o noturno: desafios em uma escola estadual periférica de Sant’ana do Livramento/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Luce, Maria Beatriz-
dc.contributor.referee2Reis, Jonas Tarcício-
dc.contributor.referee3Ramos, Nara Vieira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste relatório crítico-reflexivo discute a reforma do ensino médio especialmente voltada ao ensino médio noturno. A pesquisa deu-se na E.E.E.M. Dr. Silvio Ribeiro, com recorte temporal 2022-2023, anos de implantação da referida normativa, com o intuito de promover debates, discussões acerca da política impetrada através da Portaria SEDUC/RS N° 350/2021 em todo o ensino médio no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a atuação da Reforma do Ensino Médio pelos docentes e discentes do noturno na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro, especialmente, quanto à introdução dos itinerários formativos e a ampliação da carga horária. Foram utilizadas informações quantitativas, qualitativas e uma pesquisa-ação intervencionista (Thiollent, 2011), com base em rodas de conversa (Moura: Lima, 2014), envolvendo docentes e discentes. Os dados secundários provêm do INEP, do Sistema de informatização da Seduc/RS (ISE) e de documentos da Escola. Importantes subsídios foram coletados por meio de um diário de campo, mantido pela pesquisadora durante o período de realização deste estudo. O referencial que embasou o projeto e a análise final deriva principalmente de Ball, Maguire e Braun (2016) e de estudos sobre a reforma do Ensino Médio no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul, dando destaque a contribuições de Silva (2018, 2023), Motta e Frigotto (2017), Ferretti (2018), Chagas (2019), Saviani (2016), Saraiva, Chagas e Luce (2022), e Cássio e Goulart (2022, a e b). Foi constatada a atuação autoritária da Seduc/RS na implementação desta reforma, transferindo a responsabilidade da execução desta normativa aos gestores escolares e suas equipes, sem o aporte de meios necessários e a formação aos educadores, o que compromete a qualidade do ensino e provavelmente implica na ampliação das desigualdades educacionais já existentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste informe crítico-reflexivo aborda la reforma de la educación secundaria, especialmente enfocada en la educación secundaria nocturna. La investigación se llevó a cabo en la Escuela Estatal de Educación Secundaria Dr. Silvio Ribeiro, con un recorte temporal de 2022-2023, años de implementación de la normativa mencionada, con el propósito de fomentar debates y discusiones sobre la política implementada a través de la Orden SEDUC/RS N° 350/2021 en toda la educación secundaria en Rio Grande do Sul. El objetivo de esta investigación fue analizar el actuación de la Reforma de la Educación Secundaria por parte de profesores y estudiantes en el turno nocturno de la Escuela Estatal de Educación Secundaria Dr. Silvio Ribeiro, especialmente en relación con la introducción de itinerarios formativos y la ampliación de la carga horaria. Se utilizaron datos cuantitativos, cualitativos y una investigaciónacción intervencionista (Thiollent, 2011), basada en rondas de conversación (Moura: Lima, 2014), involucrando a docentes y estudiantes. Los datos secundarios provienen del INEP, del Sistema de Informatización de la Seduc/RS (ISE) y de documentos de la escuela. Importantes aportes se recopilaron a través de un diario de campo, mantenido por la investigadora durante el período de realización de este estudio. El marco teórico que fundamentó el proyecto y el análisis final se deriva principalmente de Ball, Maguire y Braun (2016) y de estudios sobre la reforma de la educación secundaria en Brasil y en el estado de Rio Grande do Sul, destacando las contribuciones de Silva (2018, 2023), Motta y Frigotto (2017), Ferretti (2018), Chagas (2019), Saviani (2016), Saraiva, Chagas y Luce (2022), y Cássio y Goulart (2022, a y b). Se constató la actuación autoritaria de la Seduc/RS en la implementación de esta reforma, transfiriendo la responsabilidad de la ejecución de esta normativa a los gestores escolares y sus equipos, sin el apoyo de los medios necesarios y la formación para los educadores, lo que compromete la calidad de la enseñanza y probablemente implica la ampliación de las desigualdades educativas ya existentes.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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ZENEIDA CORRÊA RODRIGUES.pdfZeneida Corrêa Rodrigues 20233.46 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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