Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8991
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A realidade dos surdos na cidade de Jaguarão que concluem o ensino médio sem domínio da língua portuguesa: um estudo de caso sobre a importância do ensino de português como segunda língua para surdos |
Autor(es): | Silva , Francine Guerreiro da |
Primeiro Orientador: | Lara, Ana Paula Gomes |
1° Membro da banca: | Lara, Ana Paula Gomes |
2° Membro da banca: | Silva, Cássia Michele Virgínio da |
3° Membro da banca: | Romeu, Marceli Lucia Paveglio |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal abordar a realidade dos surdos na cidade de Jaguarão que conclui o ensino médio sem dominar a língua portuguesa. Trata-se de um estudo de caso com foco na importância da Libras como primeira língua ensino do português como segunda língua para os surdos. O objetivo geral é identificar os principais efeitos do ensino do português como segunda língua para a inclusão social e profissional dos surdos em Jaguarão após a conclusão do ensino médio. A abordagem desse tema se justifica por contextualizar a situação dos surdos em Jaguarão e apresentar informações e dados que evidenciam a realidade enfrentada por eles, como a falta de acesso a um ensino de qualidade bilingue e as consequências disso para sua formação e integração na sociedade. O presente estudo é uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa. Utilizou-se a coleta de informações primárias e secundárias como método para o levantamento de dados. Através da análise dessas informações, foi possível concluir que a melhoria do ensino e do desenvolvimento da Libras e da língua portuguesa para surdos é um processo contínuo e complexo. Isso requer a adoção de medidas que vão além do aspecto linguístico, incluindo a conscientização da sociedade em relação às necessidades e direitos dos surdos, a promoção de ambientes inclusivos e a valorização da diversidade linguística e cultural. |
Resumen: | El objetivo principal de este estudio es abordar la realidad de las personas sordas en la ciudad de Jaguarão que terminan la escuela secundaria sin dominar el idioma portugués. Este es un estudio de caso que se centra en la importancia de Libras como primer idioma en la enseñanza del portugués como segundo idioma para sordos. El objetivo general es identificar los principales efectos de la enseñanza del portugués como segunda lengua para la inclusión social y profesional de los sordos en Jaguarão después de completar la escuela secundaria. El abordaje de este tema se justifica contextualizando la situación de los sordos en Jaguarão y presentando informaciones y datos que muestran la realidad que enfrentan, como la falta de acceso a una educación bilingüe de calidad y las consecuencias de eso para su formación e integración en sociedad. El presente estudio es una investigación aplicada con carácter exploratorio y descriptivo, con resultados tratados de manera cualitativa. Se utilizó como método de recolección de datos la recopilación de información primaria y secundaria. A través del análisis de esta información, fue posible concluir que la mejora de la enseñanza y el desarrollo de Libras y la lengua portuguesa para sordos es un proceso continuo y complejo. Esto requiere la adopción de medidas que van más allá del aspecto lingüístico, incluyendo la sensibilización de la sociedad sobre las necesidades y derechos de las personas sordas, la promoción de entornos inclusivos y la valoración de la diversidad lingüística y cultural. |
Palabras clave : | Português para surdos Ensino bilingue Inclusão social Jaguarão, RS Portugués para sordos Educación bilingüe Inclusión social Jaguarão, RS |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | SILVA, Francine Guerreiro da. A realidade dos surdos na cidade de Jaguarão que concluem o ensino médio sem domínio da língua portuguesa: um estudo de caso sobre a importância do ensino de português como segunda língua para surdos. 39 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8991 |
Fecha de publicación : | 21-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCINE GUERREIRO DA SILVA.pdf | Francine Guerreiro da Silva 2023 | 354.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.