Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8970
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Memórias escolares como recordações referência: O trajeto formativo de idosos
Autor(es): Ramos, Eliane Albrecht
Primeiro Orientador: Lindner, Luciana Martins Teixeira
1° Membro da banca: Lindner, Lucina Marti ns Teixeira
2° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
3° Membro da banca: Lorenzoni, Cândice Moura
Resumo: presente trabalho tem por objetivo conhecer e compreender as memórias escolares de cinco idosos assistidos pela Casa Dia Vicente de Paulo localizada em Bagé-RS na perspectiva da vertente teórica das Histórias de Vida a qual Marie-Christine Josso (2002) e Christine Delory-Momberger (2008) são autoras basilares. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas abertas e individuais no ano de 2022 e a análise dessas entrevistas foi realizada durante o ano de 2023. As entrevistas foram transcritas e categorizadas por meio de núcleos temáticos que emergiram dos relatos. Usei os pseudônimos – Neneca, Campesino, Aventureiro, Menino Travesso e Sinhazinha para me referir aos cinco idosos – 3 homens e 2 mulheres, esses pseudônimos brotaram simbolicamente das histórias contadas. Os três núcleos temáticos que emergiram foram: ambiente escolar; experiências pessoais e relações interpessoais. Através do cunho (auto) formativo com especificidades de uma metodologia sustentada pelo paradigma do experimental e também pelo paradigma do singular/plural foi possível a visualização do sentido e a potencialização do processo de formação e de conhecimento, tanto como prática pessoal como também na escuta do outro, através das memórias escolares vividas pelos idosos.
Resumen : The present work aimed to know and understand the school memories of five elderly people assisted by Casa Dia Vicente de Paulo, Bagé, RS, from the perspective of the theoretical strand Life Histories, of which Marie-Christine Josso (2002) is the basic author. Data was produced through open and individual interviews in 2022 and narrative analysis in 2023. The interviews were transcribed and categorized by means of thematic nuclei that emerged from the reports. I used the pseudonyms – Neneca, Campesino, Aventureiro, Menino Travesso, and Sinhazinha to refer to the five elderly people – 3 men and 2 women, these pseudonyms sprouted from the stories told. The three thematic nuclei that emerged were: school environment; personal experiences and interpersonal relationships. Through the (self) formative nature with specificities of a methodology sustained by the paradigm of the experimental and also by the paradigm of the singular/plural, it was possible to visualize the meaning and the enhancement of the process of training and knowledge, both as a personal practice and also in listening to the other and through experiences lived by the elderly.
Palabras clave : Histórias de vida
Idosos
Memórias escolares
Life Stories
Elderly
School memories
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : RAMOS, Eliane Albrechtr.Memórias escolares como recordações referência: O trajeto formativo de idosos . 37 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8970
Fecha de publicación : 6-dic-2023
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_CONCLUSO_merged.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.