Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8969
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Para qual nível de língua formar?: uma comparação de propostas de curso de dupla diplomação em línguas adicionais na América do Sul e na Europa |
Autor(es): | Neufeld, Nathalia Sarasol |
Primeiro Orientador: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
Coorientador: | Cardoso, Cristina |
1° Membro da banca: | Alvarez, Isaphi Marlene jardim |
2° Membro da banca: | Cardoso, Cristina |
3° Membro da banca: | Morais, Kátia Vieira |
4° Membro da banca: | Dutra, Eduardo de Oliveira |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho foi estabelecer convergências e divergências em relação aos critérios de análise dos cursos investigados. Este trabalho teve uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e contém procedimentos centrados em um corpus de trabalho documental ancorado em pesquisa bibliográfica. O corpus de investigação deste trabalho foi composto pelos dados retirados dos sites das instituições de ensino participantes da pesquisa: tipologia das línguas dos cursos investigados; requisitos para ingresso; prova de avanço; duração do curso; plano de estudos, e o perfil do egresso. Foram selecionados sete cursos de graduação com dupla diplomação em línguas estrangeiras com línguas tipologicamente distintas e semelhantes. Os critérios de seleção dos cursos foram: serem licenciaturas com dupla diplomação, com duração de 3, 4 ou 5 anos. Em nossa busca, encontramos cursos na América do Sul e no continente europeu. O curso de partida, meu curso de origem, está localizado no Brasil. Na Europa, encontramos outros cursos, além do elemento base para a comparação dos mesmos - o Quadro Comum Europeu. Os cursos selecionados para esta pesquisa foram Letras Línguas Adicionais da UNIPAMPA campus Bagé, licenciatura en lenguas extranjeras da Universidad de Antioquia na Colômbia; Licenciatura en Lenguas Modernas Pontificia Universidad Javeriana na Colômbia; Letras Línguas Modernas da Faculdade de Letras Universidade de Coimbra em Portugal; Lenguas Modernas de la Universidad de Castilla- La Mancha na Espanha; BA Hons Modern Languages da University of Portsmouth na Inglaterra; e o último é o curso de Modern Languages University of Stiriling na Escócia. Destes cursos mencionados foi possível descobrir que somente dois, dos cursos investigados apontam um nível esperado do aluno ao final dos cursos de graduação, já os demais não fazem menção alguma. |
Resumen : | El objetivo de este trabajo fue establecer convergencias y divergencias en relación con los criterios de análisis de las carreras investigadas. Este trabajo tuvo un enfoque mixto (cualitativo y cuantitativo) y contiene procedimientos centrados en un corpus de trabajo documental anclado en la investigación bibliográfica. El corpus de investigación de este trabajo se compuso de datos extraídos de las páginas web de las instituciones educativas que participaron en la investigación, tales como: tipología de las lenguas de los cursos investigados; requisitos para el ingreso; prueba de avance; duración de la carrera; plan de estudios, y el perfil del egresado. Se seleccionaron siete carreras de licenciatura con doble titulación en lenguas extranjeras con lenguas tipológicamente distintas y similares. Los criterios de selección de las carreras fueron: carreras de doble titulación con una duración de 3, 4 o 5 años. En nuestra búsqueda, encontramos carreras en Sudamérica y en Europa. La carrera inicial, mi carrera de origen, se encuentra en Brasil. En Europa, encontramos otras carreras, además del elemento base para la comparación: el Marco Común Europeo. Las carreras seleccionadas para esta investigación fueron la de Letras Línguas Adicionais de la UNIPAMPA campus Bagé, Licenciatura en lenguas extranjeras de la Universidad de Antioquia en Colombia; Licenciatura en Lenguas Modernas Pontificia Universidad Javeriana en Colombia; Letras Línguas Modernas de la Faculdade de Letras Universidade de Coimbra en Portugal; Lenguas Modernas de la Universidad de Castilla- La Mancha en España; BA Hons Modern Languages de la Universidad de Portsmouth en Inglaterra; y el último es el curso de BA Hons Modern Languages de la Universidad de Stiriling en Escocia. De estas carreras se pudo descubrir que solo dos indican un nivel esperado del estudiante al final, mientras que las demás no hacen ninguna mención. |
Palabras clave : | Dupla diplomação Línguas Adicionais Nível de língua Doble titulación Idiomas adicionales Nivel de Lengua |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | NEUFELD, Nathalia Sarasol. Para qual nível de língua formar?: uma comparação de propostas de curso de dupla diplomação em línguas adicionais na América do Sul e na Europa. 64 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8969 |
Fecha de publicación : | 22-sep-2021 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso_Nathalia_Neufeld_.pdf | 838.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.