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dc.contributor.advisor1Goularte, Jeferson Luís Lopes-
dc.creatorSantana, Luisa Andrielly De Souza-
dc.date.accessioned2024-02-01T17:12:13Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-01T17:12:13Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSANTANA, Luisa Andrielly de Souza. Benefícios financeiros e não financeiros na atuação dos observatórios sociais na região sul. 20 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8921-
dc.description.abstractThis article aimed to analyze the reports made available by the Social Observatories of the municipalities in the Southern Region of Brazil (Rio Grande do Sul, referring to the monitoring of tenders and control actions carried out in 2020. In the reading review, relevant themes were developed, such as: Public Administration, Budget Execution, Social Control and Social Observatories. The study is characterized in terms of the nature of documentary research, in terms of descriptive objectives, regarding the qualitative and quantitative approach, regarding the data collection procedures of the Social Observatories in 2020, where the financial benefits and non-financial benefits of the 28 Social Observatories were analyzed in the reports.The highest percentages of economy in public purchases in the municipalities stand out: São Leopoldo with 19.88% (Rio Grande do Sul), Brusque with 46.96% (Santa Catarina) and Paranaguá with 34.39% (Paraná) actions of Social Observatories that contribute to the management of public resources. Regarding non-financial benefits, the reports were analyzed, reaching a number of 5,485 actions referring to the Southern states (Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Paraná). Highlighting the 5 actions with the highest performance, monitoring of bids with 1,198 actions, request for information from the Executive with 594 actions, request for information from the Legislature with 398 actions, monitoring of daily expenses in the Legislature with 397 actions and virtual meetings with 339 actions , respectively. It is concluded that the actions of the Social Observatory contribute to managing public resources and improving Public Administration practicespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExecução orçamentáriapt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectSocial control and social observatoriespt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectBudget executionpt_BR
dc.titleBenefícios financeiros e não financeiros na atuação dos observatórios sociais na região sulpt_BR
dc.title.alternativeFinancial and non-financial benefits in the operation of social observatories in the south regionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Goularte, Jeferson Luís Lopes-
dc.contributor.referee2Flores, Sílvia Amélia Mendonça-
dc.contributor.referee3Brasil , Matheus-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo analisar os relatórios disponibilizados pelos Observatórios Sociais dos municípios da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), referentes ao monitoramento das licitações e das ações de controle realizadas no ano de 2020. Na revisão de leitura foram desenvolvidos os temas pertinentes, como: Administração Pública, Execução Orçamentária, Controle Social e Observatórios Sociais. O estudo caracteriza-se quanto à natureza da pesquisa documental, quanto aos objetivos descritivos, quanto à abordagem qualitativa e quantitativa, quanto aos procedimentos de levantamento de dados dos Observatórios Sociais no ano de 2020, em que foram analisados nos relatórios os benefícios financeiros e benefícios não financeiros dos 28 Observatórios Sociais. Destaca-se os maiores percentuais de economicidade nas compras públicas nos municípios de: São Leopoldo com 19,88% (Rio Grande do Sul), Brusque com 46,96% (Santa Catarina) e Paranaguá com 34,39% (Paraná). Com relação aos benefícios não financeiros foram analisados os relatórios chegando ao número de 5.485 ações referente aos estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Destacando-se as 5 ações com maior atuação, monitoramento de licitações com 1.198 ações, solicitação de informações do Executivo com 594 ações, solicitação de informações do Legislativo com 398 ações, monitoramento de gastos diários no Legislativo com 397 ações e reuniões virtuais com 339 ações, respectivamente. Conclui-se que as ações do Observatório Social contribuem para gerenciar recursos públicos e melhorar as práticas de Administração Públicapt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

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