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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Por que não se escreve como se fala?
Autor(es): Regina, Daniela Fioravante
Primeiro Orientador: Moser, Denise Aparecida
Resumo: Propomo-nos, neste estudo, analisar as origens da Linguística e a relação com a fala e escrita. Neste caminho, assumimos a humilde e, ao mesmo tempo, complexa tarefa de responder à indagação que muito nos provoca e intriga: O que nos faz cismar mais ainda por que não falar e escrever da mesma forma? Para tal, metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, que apoiou-se nas teorizações de autores, como Souza e Crestani (2017), Faria (2018), Ely e Snichelotto (2020), Saussure (2012), Gnerre (1991), Marcuschi e Dionísio (2005) e Possenti (1996). Com base na pesquisa bibliográfica desenvolvida, é possível enfatizar que a fala, assim como a escrita, precisam ser encaradas conforme os diferentes espaços e intencionalidades de comunicação. Podemos comparar a fala e a escrita como uma roupagem que se veste com base em determinada ocasião, sendo a escrita, ainda mais ligada à norma culta quanto comparada à utilização da linguagem falada. Por fim, salientamos nossa intenção de que este trabalho contribua com a comunidade acadêmica e com os docentes da Educação Básica, uma vez que a fala e a escrita apresentam- se, ao mesmo tempo, imbricados e distantes entre si.
Abstract: In this study, we propose to analyze the origins of Linguistics and the relation with the speech and writing. In this way, we assume the humble and, a the same time, complex task of answering the question that provokes and intrigues us a lot: What makes us think even more why not speak and write in the same way? To this end, methodologically, a qualitative research was developed, of a bibliographic type, which was supported by the theorizations of authors, such as Souza and Crestani (2017), Faria (2018), Ely and Snichelotto (2020), Saussure (2012), Gnerre (1991), Marcuschi and Dionísio (2005) and Possenti (1996). Based on the bibliographic research developed, it is possible to emphasize that speech, as well as writing, need to be faced according to the different spaces and intentions of communication. We can compare speech and writing as a clothing that is based on a certain occasion, with writing being even more linked to the cultured norm compared to the use of spoken language. Finally, we emphasize our intention that this work contributes to the academic community and to the teachers of Basic Education, since speech and writing are, at the same time, intert wined and distant from each other.
Palavras-chave: Sociolinguística
Gramática
Linguística
Fala
Escrita
Sociolinguistic
Grammar
Linguistic
Speech
Writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: REGINA, Daniela Fioravante. Por que não se escreve como se fala? Orientadora: Denise Aparecida Moser. 2021. 23p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8919
Data do documento: 3-Mai-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

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