Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8917
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impactos da mudança de gestão em funcionários de diferentes setores de um hospital de Santa Casa gaúcho
Título(s) alternativo(s): Impactos del cambio de gestión en los empleados de distintos sectores de un hospital de Santa Casa gaúcho
Autor(es): Dias, Rosana Damasceno
Primeiro Orientador: Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
1° Membro da banca: Lima, Luiz Edgar Araújo
2° Membro da banca: Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira
Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral verificar quais são os impactos da mudança de gestão organizacional nos funcionários de diferentes setores de um hospital público gaúcho. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada foi qualitativa do tipo descritiva e para a coleta de dados foram utilizadas: a observação participante e entrevista semiestruturada com 19 funcionários. Os resultados apontam que os impactos causados nos funcionários da instituição são assustadores, o temor, o ceticismo, a falta de empatia e a falta de comunicação provocam desconforto, ansiedade, tensão emocional e frustração. Esses fatores afetam e abalam profundamente a saúde mental de todos os funcionários, principalmente, em períodos de troca de gestão devido à mudança de governo. Os resultados apontam também que com a cultura autoritária imposta na instituição por todos os gestores que passaram por lá, prejudica o desenvolvimento das atividades causando assim insucesso quando necessária a mudança nos processos administrativos.
Resumen: Este estudio tuvo como objetivo general verificar los impactos del cambio de gestión organizacional en los empleados de diferentes sectores de un hospital público de Rio Grande do Sul. Para ello, el enfoque metodológico utilizado fue cualitativo y descriptivo y para la recolección de datos se utilizó: observación participante y entrevistas semiestructuradas a 19 empleados. Los resultados indican que los impactos causados en los empleados de la institución son atemorizantes, el miedo, el escepticismo, la falta de empatía y la falta de comunicación provocan malestar, ansiedad, tensión emocional y frustración. Estos factores afectan y afectan profundamente la salud mental de todos los empleados, especialmente durante los períodos de cambio de gestión debido a un cambio de gobierno. Los resultados también indican que con la cultura autoritaria impuesta a la institución por todos los directivos que allí laboraron, dificulta el desarrollo de las actividades, provocando fallas cuando son necesarios cambios en los procesos administrativos.
Palavras-chave: Mudança organizacional
Impactos das mudanças de gestão
Reações às mudanças organizacionais
Hospital de Santa Casa
Cambio organiacional
Impactos de los cambios de gestión
Reacciones a los cambios organizacionales
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: DIAS, Rosana Damasceno. Impactos da mudança de gestão em funcionários de diferentes setores de um hospital de Santa Casa gaúcho. 18p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8917
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VERSAO_FINAL___Rosana_Damasceno_Dias.pdfTCC Rosana Damasceno Dias - 2023232.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.