???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8915
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A bicicleta como alternativa sustentável para a mobilidade urbana: uma revisão bibliométrica sobre o tema
metadata.dc.title.alternative: La bicicleta como alternativa sostenible para la movilidad
Autor(es): Aozani, Nayane Araujo
Primeiro Orientador: Moreira, Martiele Gonçalves
1° Membro da banca: Lima, Luiz Edgar Araújo
2° Membro da banca: Rossi, Katiane
Resumo: A bicicleta é uma opção sustentável que além de ajudar na saúde, também tem um resultado positivo sobre a poluição. O presente estudo conteve como objetivo apresentar o cenário das pesquisas na produção científica brasileira que exploram o uso da bicicleta como uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. Sendo assim teve como suporte o estudo quantitativo com base no método de pesquisa bibliográfico. Foi realizado uma coleta e análise dos dados tendo como base a Scielo e Spell, reconhecidas nacionalmente. Foram encontrados 14 artigos na Scielo e seis artigos na Spell, após realizou-se uma análise para ver quais seriam relevantes para o tema escolhido, restou 11 artigos na Scielo e 5 na Spell. A partir dessa análise, criou-se gráficos com intuito de demonstrar os resultados, sendo eles analisados através dos 16 artigos, tendo em vista que a maioria foi estudos quantitativos, e tendo suas publicações realizadas a partir de 2012 a 2023. Apenas dois periódicos obtiveram mais de uma publicação sobre o tema e nenhum autor se repete entre eles. Dessa forma, percebeu-se que na literatura brasileira há poucos estudos que investigam o uso da bicicleta. Dentre os artigos identificados, é possível identificar uma distância entre os autores desses artigos, já que não foram identificados autores que compuseram mais de um artigo da amostra. Por fim, notou-se que entre os periódicos, que não há nenhuma que se sobressaia no número de artigos publicados sobre o tema.
Resumen: Andar en bicicleta es una opción sustentable que, además de ayudar a tu salud, también tiene un impacto positivo en la contaminación. El objetivo de este estudio fue presentar el escenario de investigaciones en la producción científica brasileña que explora el uso de la bicicleta como alternativa sostenible para la movilidad urbana. Por lo que se apoyó en un estudio cuantitativo basado en el método de investigación bibliográfica. La recolección y análisis de datos se realizó con base en Scielo y Spell, los cuales son reconocidos a nivel nacional. Se encontraron 14 artículos en Scielo y seis artículos en Spell, después de realizar un análisis para ver cuáles serían relevantes para el tema elegido, quedaron 11 artículos en Scielo y 5 en Spell. A partir de este análisis se generaron gráficos para demostrar los resultados, los cuales fueron analizados a través de los 16 artículos, considerando que la mayoría fueron estudios cuantitativos, y sus publicaciones se realizaron entre 2012 y 2023. Sólo dos revistas obtuvieron más de una publicación sobre el tema y no se repite ningún autor entre ellos. Así, se constató que en la literatura brasileña existen pocos estudios que investiguen el uso de la bicicleta. Entre los artículos identificados, es posible identificar una distancia entre los autores de estos artículos, ya que no se identificaron autores que compongan más de un artículo en la muestra. Finalmente, se observó que entre los periódicos no hay ninguno que destaque en el número de artículos publicados sobre el tema.
metadata.dc.subject: Mobilidade urbana
Bicicleta
Mobilidade
Mobilidad urbana
Sostenibilidad
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: AOZANI, Nayane Araujo. A bicicleta como alternativa sustentável para a mobilidade urbana: uma revisão bibliométrica sobre o tema. 13p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8915
metadata.dc.date.issued: 4-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_VERSAO_FINAL___Nayane_Araujo_Aozani.pdf377.94 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???