Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8898
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência da formação inicial e continuada de professores na utilização de TICs em sala de aula
Autor(es): Romeiro, Maksuele Borges
Primeiro Orientador: Duarte, Marcelo de Andrade
Coorientador: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
1° Membro da banca: Duarte, Marcelo de Andrade
2° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
3° Membro da banca: Firpo, Patrícia Forgiarini
4° Membro da banca: Silva, Daniela Kercher da
Resumo: O presente trabalho consiste em discutir sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), nas escolas, a partir do entendimento dos autores, Gatti (2010), Saviani (2009), Mello (2000), Simões (2013), Nóvoa (2019), Moran (2004), Leite e Ribeiro (2012), Miranda e Souza (2017), Brasil (2020). O seu objetivo fundamental é analisar a importância das tecnologias na educação, destacando a formação continuada dos professores, como uma necessidade de reconhecer sua importância, para que os professores possam utilizar desses recursos da melhor maneira possível. Realizou-se um estudo amparado em pesquisa bibliográfica como forma de debater as contribuições que as tecnologias digitais operam nas escolas, observando-se a influência da formação continuada dos professores. Sua abordagem é a pesquisa de campo, em função da qual foi realizada uma entrevista com professores a área de Línguas, de diferentes redes de ensino no município de Quaraí, onde os resultados apontaram que, para que os docentes saibam utilizar as TICs nas escolas é preciso que tenham uma formação inicial e continuada por meio da qual sejam adequadamente capacitados a utilizar esses recursos, chegando-se à conclusão de que a formação inicial e continuada é o que irá definir como as TICs serão utilizadas pelo do professor.
Abstract: This paper is to discuss information and communication technologies (ICTs) in schools. Based on the authors' understanding, Gatti (2010), Savani (2009), Mello (2000), Simões (2013), Nóvoa (2019), Moran (2004), Leite e Ribeiro (2012), Miranda e Souza (2017), Brasil (2020). Its fundamental objective is to analyze the importance of technologies in education, highlighting the continuing education of teachers, as a need to recognize their importance, so that teachers can use these resources in the best possible way. A study was conducted through bibliographical research as a way to discuss the contributions that digital technologies operate in schools, based on the continuing education of teachers. His approach is field research, in which an interview was conducted with teachers from different educational networks, where the results pointed out that, in so that teachers know how to use THE STS in schools, they need to have an initial and continued training in which they are able to use these resources, reaching the conclusion that initial and continued training is what will define how THE STS will be used through the teacher.
Palavras-chave: Tecnologias
Professores
Formação inicial
Formação continuada
Pandemia
Technologies
Teachers
Initial formation
Continuing training
Pandemic
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: ROMEIRO, Maksuele Borges. Influência da formação inicial e continuada de professores na utilização de TICs em sala de aula. 32 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8898
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAKSUELE BORGES ROMEIRO.pdfMaksuele Borges Romeiro 2021780.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.