???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8892
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Síndrome de Burnout em estudantes de gestão pública da Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.title.alternative: Síndrome de Burnout en estudiantes de gestión pública de la Universidad Federal do Pampa
Autor(es): Vaz, Manuela Gonzalez
Primeiro Orientador: Moreira, Martiele Gonçalves
1° Membro da banca: Bartz, Cátia Raquel Felden
2° Membro da banca: Gomes, Angela Quintanilha
Resumo: No âmbito acadêmico o aumento de tarefas e responsabilidades, aliados a uma rotina intensa onde indivíduos precisam conciliar inúmeras obrigações dentro e fora da instituição, são algumas das causas a qual fazem por consequência os mesmos desencadearem uma série de problemas como: estresse, esgotamento, exaustão emocional e sensação de fracasso, o que, em alguns casos, os leva a desenvolver a Síndrome de Burnout, que é o tema central desta pesquisa. Assim, este artigo tem o intuito de avaliar a percepção dos universitários do curso de Gestão Pública da UNIPAMPA Campus de Santana do Livramento-RS, quanto a Síndrome de Burnout. Dito isso, este artigo buscou atingir seu objetivo por meio de uma pesquisa descritiva aplicando-se o método survey, através do uso do instrumento de mensuração MBI-SS. O mesmo foi aplicado com o intuito de avaliar a incidência de burnout dos estudantes respondentes. Foram coletadas 82 respostas de discentes da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, tendo atingido o percentual de 75% da população alvo, estes, divididos em 6 semestres do curso Tecnólogo em Gestão Pública. Com isso, esse estudo não evidenciou índices significativos de SB nos discentes estudados, já que os índices de descrença não atingiram o valor necessário para contabilizar como indício de burnout. O que resulta em um aspecto positivo, já que os discentes mesmo os que possuem vínculo empregatício não estão sofrendo devido as suas demandas, fator que também pode estar relacionado com um bom ambiente relacional na Universidade.
Abstract: En el ámbito académico, el aumento de tareas y responsabilidades, combinado con una intensa rutina donde los individuos necesitan conciliar innumerables obligaciones dentro y fuera de la institución, son algunas de las causas que en consecuencia desencadenan una serie de problemas como: estrés, agotamiento, agotamiento emocional y sentimiento de fracaso, lo que, en algunos casos, les lleva a desarrollar el Síndrome de Burnout, que es el tema central de esta investigación. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo evaluar la percepción de los estudiantes universitarios que cursan el curso de Gestión Pública de la UNIPAMPA Campus de Santana do Livramento-RS, sobre el Síndrome de Burnout. Dicho esto, este artículo buscó alcanzar su objetivo a través de una investigación descriptiva aplicando el método de encuesta, mediante el uso del instrumento de medición MBI-SS. Lo mismo se aplicó para evaluar la incidencia del agotamiento entre los estudiantes encuestados. Se recogieron 82 respuestas de estudiantes de la Universidad Federal de Pampa - UNIPAMPA, llegando al 75% de la población objetivo, divididas en 6 semestres de la carrera de Tecnólogo en Gestión Pública. Esto resulta en un aspecto positivo, ya que los estudiantes, incluso aquellos que tienen contrato laboral, no sufren por sus exigencias, factor que también puede estar relacionado con un buen ambiente relacional en la Universidad.
metadata.dc.subject: Síndrome de Burnout
Discentes
Múltiplas jornadas
Escala MBI-SS
Estudiantes
Múltiples jornadas
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: VAZ, Manuela Gonzalez. Síndrome de Burnout em estudantes de gestão pública da Universidade Federal do Pampa. 20p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8892
metadata.dc.date.issued: 8-Dec-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_VERSAO_FINAL___Manuela_Gonzalez_Vaz.pdf428 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???