Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8863
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Metodologias ativas: propostas de estratégias inovadoras para o ensino de língua portuguesa em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Richardt, Guilherme Tolio |
Primeiro Orientador: | Vieira, Maurício Aires |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo diagnosticar os interesses de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Alegrete – RS, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, para sugerir abordagens metodológicas inovadoras, capazes de conferir contemporaneidade e eficácia à dinâmica pedagógica em sala de aula, com a finalidade de fomentar maior engajamento por parte dos estudantes e aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do desinteresse em sala de aula e da importância as metodologias ativas, assim como uma pesquisa de campo envolvendo os interesses dos estudantes da referida turma. Com os resultados, possibilitou-se pesquisar e sugerir algumas metodologias que poderiam ser inovadoras na sala de aula em questão, sendo elas a gamificação na educação, a aprendizagem baseada em problemas, a rotação por estações, a sala de aula invertida, a pesquisa de campo e a storytelling. Assim, conclui-se a importância de inovar em sala de aula para superar os desafios e o desinteresse enfrentados por estudantes. |
Resumen : | This study aims to diagnose the interests of an eighth-grade class in Elementary School, from a public school in Alegrete – RS, within the scope of the Portuguese Language discipline, in order to suggest innovative methodological approaches capable of providing contemporaneity and effectiveness to the pedagogical dynamics in the classroom, with the purpose of fostering greater engagement on the part of students and improving the teaching and learning processes. To achieve this, a bibliographic review was conducted on classroom disinterest and the importance of active methodologies, as well as field research involving the interests of the students in the mentioned class. With the results obtained, it became possible to investigate and suggest some methodologies that could be innovative in the classroom in question, namely gamification in education, problem-based learning, station rotation, flipped classroom, field research, and storytelling. Thus, it is concluded that it is important to innovate in the classroom to overcome the challenges and disinterest faced by students. |
Palabras clave : | Educação Língua portuguesa Ensino - Metodologia Aprendizagem Education Portuguese language Teaching - Methodology Learning |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citación : | RICHARDT, Guilherme Tolio. Metodologias ativas: propostas de estratégias inovadoras para o ensino de língua portuguesa em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. Orientador: Maurício Aires Vieira. 2023. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8863 |
Fecha de publicación : | 25-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Guilherme Tolio Richardt - 2023.pdf | 978.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.