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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Criação de um protótipo de jogo utilizando uma engine de mecânica quântica
Autor(es): Brandt, Uéslei Bervanger
Primeiro Orientador: Thielo, Marcelo Resende
Resumo: A utilização de jogos digitais tem o propósito principal de divertir e entreter o jogador. Além de seu propósito principal, eles podem ser uma poderosa ferramenta para complementar o estudo de diversas áreas do conhecimento. Alguns estudos mostram que eles possuem eficiência na criação de conceitos básicos sobre temas considerados complexos e difíceis. A física quântica pode ser considerada um dos assunto complexo e difícil, devido ao fato dela apresentar conceitos contra-intuitivos. Levando isso em consideração, o objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo digital tradicional focado na diversão e entretenimento (com um objetivo secundário de apresentar fenômenos e conceitos básicos presentes na física quântica). Para isso ser possível foi utilizado o engine de física quântica criado por Luan Pereira Vargas, no seu trabalho de conclusão de Curso, pela Universidade Federal do Pampa, sob a orientação do professor Dr. Marcelo Resende Thielo. Palavras-chave: Fisíca Quântica. Design de Jogos. Jogos na Educação.
Resumen : The use of digital games has the main purpose of amusing and entertaining the player. In addition to their main purpose, they can be a powerful tool to complement the study of different areas of knowledge. Some studies show that they are efficient in creating basic concepts on topics considered complex and difficult. Quantum physics can be considered a complex and difficult subject, due to the fact that it presents counter-intuitive concepts. Taking this into consideration, the objective of this work is to develop a traditional digital game focused on fun and entertainment (with a secondary objective of presenting basic phenomena and concepts present in quantum physics). To make this possible, the quantum physics engine, created by Luan Pereira Vargas in his course completion work at the Federal University of Pampa, under the guidance of professor Dr. Marcelo Resende Thielo, was used. Key-words: Quantum Physics. Game Design. Games in Education.
Palabras clave : Ciência da computação
Física
Jogos educativos
Jogos para computador
Jogos no ensino de física
Teoria quântica
Physics
Educational games
Computer games
Quantum theory
Computer science
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : BRANDT, Uéslei Bervanger. Criação de um protótipo de jogo utilizando uma engine de mecânica quântica. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 2023. 55p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Graduação em Ciência da Computação, Alegrete, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8819
Fecha de publicación : 6-dic-2023
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

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