Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8774
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Povos originários do Brasil: uma proposta de ensino antirracista |
Autor(es): | Furés, Amanda Poetini |
Primeiro Orientador: | Gamalho, Nola Patrícia |
1° Membro da banca: | Paniágua, Edson Romário Monteiro |
2° Membro da banca: | Alves, Jordane Fernandes |
Resumo: | O presente trabalho debate sobre a temática da Educação Antirracista, e delineia-se por meio de uma revisão bibliográfica onde foram analisados os conceitos de racismo, educação antirracista, democracia racial, metodologias de ensino, movimentos étnicos e legislação. A pesquisa se desenvolveu de maneira participativa e permitiu a criação e aplicação de um jogo da memória sobre etnias indígenas. Os objetivos incluíram a produção de uma prática pedagógica antirracista, somado ao estudo dos conceitos de raça e racismo, legislação brasileira e avaliação da aplicação da prática na formação cidadã. A problemática central questionou se práticas pedagógicas antirracistas para o ensino fundamental podem contribuir para um ensino instigante e formação cidadã. O estudo conclui que ao perpetuar visões coloniais, compactuamos com o etnocídio indígena e o racismo estrutural. Além disso, identificou-se que uma mera promulgação de leis não é suficiente para desmantelar um sistema racialmente discriminatório |
Resumen: | El presente trabajo debate sobre la temática de la Educación Antirracista, ocurre por medio de revisión bibliográfica donde fueran analizados conceptos de racismo, educación antirracista, democracia racial, metodologías de enseñanza, movimientos étnicos y legislación. La pesquisa se desarrolló de manera participativa permitiendo la creación y aplicación de un juego de memoria sobre etnias indígenas. Los objetivos incluyeron la producción de prácticas pedagógicas antirracistas sumadas al estudio del concepto de raza, racismo, legislación brasileña y evaluación de la práctica de las mismas en la formación ciudadana. La problemática central procuró averiguar si abordar prácticas pedagógicas antirracistas en la enseñanza fundamental puede contribuir para formación de ciudadanos más conscientes socialmente y no racistas. El estudio constató que solo la promulgación de leyes contra el racismo no es suficiente para desmantelar um sistema racial discriminatorio, y que al perpetuar con actitudes “coloniales”, consentimos con el etnocidio indígena y el racismo estructural. |
Palabras clave : | Educação Antirracismo Indígenas – Educação Ensino - Metodologia Nativos Multiculturalismo Minorias - Educação Racismo na educação Segregação na educação Educación Oposición al racismo |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | FURÉS, Amanda Poetini. Povos originários do Brasil: uma proposta de ensino antirracista. 2023. 71 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8774 |
Fecha de publicación : | 8-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Poetini Furés 2023.pdf | 6.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.