???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8713
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A relevância da leitura literária para a formação cidadã
Autor(es): Silva, Karoline Mattos da
Primeiro Orientador: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
1° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
2° Membro da banca: Lima, Carla Alves
3° Membro da banca: Caetano, Virginia Barbosa Lucena
Resumo: É de extrema necessidade uma discussão acerca da leitura literária enquanto instrumento de formação social e a presente pesquisa foi desenvolvida com esse objetivo, amparando-se em estudos de autores como Cosson (2014), Paulino (2014), Jouve (2012), Freire (2003), Pressley (2002), Duke e Pearson (2002), Antônio Candido (1995), Yunes (1995) entre outros que refletem sobre o tema em tela. A literatura é, além de um bem cultural, uma porta de acesso ao conhecimento, desenvolvimento da sensibilidade, concentração, imaginação, escrita, dos aspectos cognitivos e linguísticos, sobre a qual a escola tem papel fundamental, sendo a principal fonte de acesso a esse bem. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica e documental cujos resultados foram obtidos de forma qualitativa, classificando-se, quanto aos fins, em pesquisa descritiva. Dentre os resultados obtidos durante a pesquisa, podemos destacar que o acesso rápido a informações através dos eletrônicos e redes sociais fazem com que a leitura não seja mais vista como prioridade, os jovens hoje não precisam mais ler um jornal, por exemplo, para obter notícias do mundo a sua volta, basta fazer uma pergunta ao eletrônico que cabe na palma da sua mão. Com isso, está se perdendo também o conceito de importância da leitura literária para a vida como um todo. Para auxiliar o professor na jornada de formação do leitor, importantes estudiosos desenvolveram estratégias que podem ser utilizadas com os alunos em sala de aula, tornando possível a conexão entre leitor e leitura.
Abstract: It is extremely necessary to have a discussion about literary reading as an instrument of social formation and this research was developed with this objective, based on studies by authors such as Cosson (2014), Paulino (2014), Jouve (2012), Freire ( 2003), Pressley (2002), Duke and Pearson (2002), Antônio Candido (1995), Yunes (1995) among others who reflect on the topic at hand. Literature is, in addition to being a cultural asset, a gateway to knowledge, development of sensitivity, concentration, imagination, writing, cognitive and linguistic aspects, in which the school plays a fundamental role, being the main source of access to this well. The study constitutes a bibliographical and documental research whose results were obtained in a qualitative way, classifying itself, in terms of purposes, in descriptive research. Among the results obtained during the research, we can highlight that the quick access to information through electronics and social networks means that reading is no longer seen as a priority, young people today no longer need to read a newspaper, for example, to get news. of the world around you, just ask a question to the electronic device that fits in the palm of your hand. As a result, the concept of the importance of literary reading for life as a whole is also being lost. To assist the teacher in the reader's training journey, important scholars have developed strategies that can be used with students in the classroom, making it possible to connect reader and reading.
metadata.dc.subject: Leitura literária
Literatura
Formação social
Literary reading
Literature
Social formation
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Karoline Mattos da. A relevância da leitura literária para a formação cidadã. 26 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8713
metadata.dc.date.issued: 21-Dec-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
KAROLINE MATTOS DA SILVA.pdfKaroline Mattos da Silva 2022517.85 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???