???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8692
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Boessio, Ana Lúcia Montano | - |
dc.creator | Gama , Airete Schuch da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T18:31:52Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16 | - |
dc.date.available | 2023-10-17T18:31:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Airete Schuch da. Teoria, literatura e o jovem leitor: uma questão de sala de aula. 42 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8692 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs | pt_BR |
dc.subject | Teoria literária | pt_BR |
dc.subject | Jovem leitor | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Tecnologías de la información y la comunicación digitales - TDICs | pt_BR |
dc.subject | Teoria literaria | pt_BR |
dc.subject | Joven lector | pt_BR |
dc.subject | Salón de clases | pt_BR |
dc.title | Teoria, literatura e o jovem leitor: uma questão de sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Boéssio, Ana Lúcia Montano | - |
dc.contributor.referee2 | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do | - |
dc.contributor.referee3 | Richter, Marcela Wanglon | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo problematizar a relação entre TDICs, teoria literária e a formação do jovem leitor no espaço escolar, contemplando em especial a fenomenologia e a estética da recepção, de modo a vislumbrar um espectro mais amplo das questões que envolvem o aprendizado de leitura literária enquanto experiência estética prazerosa e transformadora do sujeito. Muito se fala da importância da literatura na formação do jovem; entretanto, é fundamental entender de que forma esse contato com a literatura se dá e como a mesma é trabalhada em sala de aula. Nesse sentido, Antonio Candido além de ser uma das principais referências brasileiras no âmbito dos estudos literários, torna-se fundamental para nortear este estudo. O autor defende que a literatura deve ser incluída no grupo dos direitos universais do homem pela sua força humanizadora, pois atua na formação psicossocial do sujeito. A partir desse pressuposto, esta pesquisa visa discutir de que forma o professor pode criar estratégias que estimulem o jovem a ter uma experiência prazerosa e significativa com a leitura literária, independentemente do suporte em que ela seja feita. Apesar de muito se ouvir que os jovens não leem, vale ressaltar que a maioria dos livros mais vendidos são de autores infantojuvenis como, por exemplo, a obra de John Green, A culpa é das estrelas, ou Harry Potter, traduzida para 64 línguas, com vendagem acima de 325 milhões em todo o mundo. Certamente, esse interesse pelas obras literárias se deve à contribuição das tecnologias voltadas para a literatura, tais como o tik tok que, segundo comunicado da empresa, tornou-se uma tendência forte que estimula os usuários a terem contato com o universo literário. Além disso, ajuda a desmistificar a ideia de que a literatura é algo chato, sem sentido para o jovem, muito devido à forma como é apresentada na escola – o que se vê é que o encontro entre literatura e as mídias aguça a curiosidade para a leitura das obras. Outra mídia de grande sucesso é o Instagram, em que há perfis criados exclusivamente para divulgar obras literárias. Desse modo, este trabalho se justifica enquanto um olhar sobre o universo leitor de que o jovem faz parte e que nem sempre se relaciona com o espaço escolar. A grande questão é entender por que esse mundo leitor jovem se mantém tão desconectado do espaço escolar. É problematizar por que esse aluno que se recusa a ler na escola, torna-se um leitor ávido para além de seus muros, lançando luz sobre a questão se, é de que modo, os estudos de teoria literária podem favorecer o trabalho docente com a literatura na sala de aula, contribuindo para o sucesso da experiência leitora no espaço escolar. Portanto, este TCC tem como metodologia uma pesquisa bibliográfica, sendo utilizados como referenciais teóricos os autores Pièrry Lévy, Wolfgang Iser, Umberto Eco e Gaston Bachelard. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | Este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) tiene como objetivo problematizar la relación entre las TDICs, la teoría literaria y formación de jóvenes lectores en el espacio escolar, contemplando en particular la fenomenología y la estetica de la recepción, con el finde vislumbrar un espectro más amplio de cuestiones que involucran la aprendizaje de la lectura literaria como experiencia placentera y transformadora para el sujeto. Mucho se habla de la importancia de la literatura en la formación del joven; sin embargo, es fundamental entender de qué forma ese contacto con la literatura se da y cómo la misma es trabajada en el aula. En ese sentido, Antonio Candido además de ser una de las principales referencias brasileñas en el ámbito de los estudios literarios, se torna fundamental para orientar este estudio. El autor sostiene que la literatura debe ser incluida en el grupo de los derechos universales del hombre por su fuerza humanizadora, pues actúa en su formación psicosocial del sujeto. A partir de ese supuesto, esta investigación busca discutir de qué forma el profesor puede crear estrategias que estimulen al joven a tener una experiencia placentera y significativa con la lectura literaria, independientemente del soporte en que se haga. Aunque se oye mucho que los jóvenes no leen, vale la pena señalar que la mayoría de los libros más vendidos son de autores infantojuvenis como, por ejemplo, la obra de John Green, La culpa es de las estrellas, o Harry Potter, traducida a 64 idiomas, con ventas superiores a 325 millones en todo el mundo.Ciertamente, este interés por las obras literarias se debe al aporte de tecnologías dirigidas a la literatura, como tik tok que, según el comunicado de la empresa, se ha convertido en una tendencia fuerte que estimula a los usuarios a tener contacto con el universo literario. Además, ayuda a desmitificar la idea de que la literatura es algo aburrido, sin sentido para el joven, mucho debido a la forma como se presenta en la escuela; lo que se ve es que el encuentro entre literatura y los medios agudiza la curiosidad para la lectura de las obras. Otro medio de gran éxito es el Instagran, en el que hay perfiles creados exclusivamente para divulgar obras literarias. De ese modo, este trabajo se justifica como una mirada en el universo lector del que el joven forma parte y que no siempre se relaciona con el espacio escolar. La gran pregunta es entender por qué este mundo lector joven se mantiene tan desconectado del espacio escolar.Se trata de problematizar por qué este alumno que se niega a leer en la escuela, se convierte en un ávido lector más allá de sus muros, arrojando luz sobre la cuestión de si, y de qué manera, los estudios de teoría literaria pueden favorecer el trabajo docente con la literatura en el aula. contribuyendo al éxito de la experiencia lectora en el espacio escolar. Por lo tanto, este TCC tiene como metodología una investigación bibliográfica, interdisciplinaria, entre los enfoques didáctico-pedagógicos activos y la teoría literaria, en especial la fenomenología y la estética de la recepción, para contemplar un espectro más amplio de cuestiones que implican el aprendizaje de lectura literaria como experiencia estética placentera y transformadora del sujeto. De este modo, serán utilizados como referenciales teóricos los autores Pièrry Lévy, Wolfgang Iser, Umberto Eco y Gaston Bachelard. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC_AIRETE_FINAL.pdf | Airete Schuch da Gama 2023 | 682.58 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???