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Tipo: Dissertação
Título : Desafios e possibilidades de uma escola de educação infantil na construção de um programa de desenvolvimento profissional
Autor(es): Braga Netto, Daiane
Primeiro Orientador: Selbach, Paula Trindade da Silva
1° Membro da banca: Selbach, Paula Trindade da Silva
2° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
3° Membro da banca: Lima, Graziela Escandiel de
4° Membro da banca: Teófilo, Maria da Penha
Resumo: A partir da relevância e da necessidade de tornar oportuno o desenvolvimento profissional dos professores dentro da jornada de trabalho, nasceu a presente pesquisa de mestrado que, objetiva analisar os desafios e possibilidades de uma escola de Educação Infantil, do município de Alegrete, em construir um programa de desenvolvimento profissional. Tendo a escola como contexto e o professor como protagonista da sua formação. Esta pesquisa contou com a participação de sete professoras e duas integrantes da equipe gestora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Tenente Salustiano Prates. Os referenciais teóricos utilizados, apresentam a perspectiva de (MARCELO GARCÍA, 2009) sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, por compreendermos como um processo continuum, que permite com que as etapas articulem entre si, os nove princípios de um Programa de Desenvolvimento Profissional Docente eficaz de Marcelo e Vaillant (2009), assim como as políticas públicas e a trajetória dos movimentos sociais que, hoje, nos permitem discutir possibilidades para a sua efetivação dentro da jornada de trabalho. Metodologicamente esta pesquisa - ação (THIOLLENT, 2017) foi se constituindo através de duas fases: a) fase exploratória; e b) fase de desenvolvimento. Os dados da fase exploratória foram obtidos através da análise de alguns documentos da EMEI, leis do município de Alegrete e entrevista semiestrutura. Já na fase de desenvolvimento foram realizados cinco encontros reflexivos que foram gravados, transcritos e analisados. O tratamento dos dados foi realizado a partir de análise de conteúdo (MORAES, 2011). Como resultados, após análise descritiva e categorial a pesquisa evidencia como desafios: a ausência de tempo específico para formação dentro da jornada de trabalho, o descontentamento das famílias e a inexistência do atendimento às crianças. Tais elementos reforçam que a construção de um programa de desenvolvimento deve considerar as especificidades do contexto, dos sujeitos e dos desafios. Além dos desafios identificados o estudo fortalece a escola como um lugar de formação e a experiência como campo fértil para o desenvolvimento profissional, tendo como pressuposto a reflexão sobre a ação.
Resumen : From the relevance and need to punctualize the professional development of teachers within the working day, this master's research was born, which aims to analyze the challenges and possibilities of an Early Childhood Education school, in the municipality of Alegrete, in the construction of a process of professional development. program. Having the school as a context and the teacher as the protagonist of his training. This research had the participation of seven teachers and two members of the management team of the Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) Tenente Salustiano Prates. The theoretical framework used presents the perspective of (MARCELO GARCÍA, 2009) on Teacher Professional Development, as we understand it as a continuous process, which allows the steps to articulate with each other, the nine principles of an effective Teacher Professional Development Program by Marcelo and Vaillant (2009), as well as public policies and the trajectory of social movements that, today, allow discussing possibilities for their implementation within the working day. Methodologically, this action research (THIOLLENT, 2017) consisted of two phases: a) exploratory phase; and b) development phase. Data from the exploratory phase were obtained through the analysis of some EMEI documents, laws of the municipality of Alegrete and a semi structured interview. In the development phase, five reflective meetings were held, which were recorded, transcribed and analyzed. Data processing was performed based on content analysis (MORAES, 2011). As a result, after descriptive and categorical analysis, the research highlights the following challenges: the lack of specific time for training within the working day, the dissatisfaction of families and the lack of care for the children. Such elements reinforce that the construction of a development program must consider the specificities of the context, themes and challenges. In addition to the identified challenges, the study strengthens the school as a place of training and experience as a fertile field for professional development, based on reflection on action.
Palabras clave : Desenvolvimento profissional
Escola
Professor
Professional development
School
Teacher
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citación : BRAGA NETTO, Daiane. Desafios e possibilidades de uma escola de educação infantil na construção de um programa de desenvolvimento profissional. 114 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8680
Fecha de publicación : 9-ago-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

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