???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8679
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Oficina de criatividade com crianças no contexto escolar: processo de mediação a partir da obra “Imaginação e criatividade na infância”
Autor(es): Silva , Cleber Melo da
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Bento Selau da
1° Membro da banca: Silva Júnior, Bento Selau da
2° Membro da banca: Costas, Fabiane Adela Tonetto
3° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar o desenvolvimento da criatividade em crianças, a partir da implementação de uma oficina de criatividade, sendo a percepção de imagens um estímulo para os processos imaginativos e criadores, tendo como base teórica o livro “Imaginação e Criatividade na Infância”, de Vigotski. Metodologicamente, constitui-se como uma pesquisa de tipo intervenção pedagógica, Damiani (2013), organizada no modelo de Oficinas de Criatividade de acordo com Salmerón (2020). A pesquisa contou com a participação de 16 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Rubem Carlos Ludwig, na cidade de Canoas/RS, frequentando a mesma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para a coleta de dados foram a observação e a análise documental. Os dados coletados foram trabalhados por meio da análise textual discursiva, de acordo com a proposta de Moraes (2003). O referencial teórico trouxe reflexões sobre a criatividade no contexto contemporâneo, o histórico do interesse da psicologia pela construto da criatividade no decorrer do século XX, as elaborações de Vigotski sobre o tema, especialmente no Livro “Imaginação e Criatividade na Infância”, a articulação entre esse estudo e outras produções de Vigotski como a “Psicologia Pedagógica” e a “Psicologia da Arte”. Discutiu-se também sobre a importância da criatividade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e as implicações desse documento como uma importante justificativa para o estudo da criatividade. O conceito de mediação, especialmente o que encontramos em Vigotski (1996), Sforni (2008) e Wertsch (2007) também se relacionou com a proposta de intervenção pedagógica através das oficinas de criatividade. Os achados da pesquisa foram organizados em três categorias: “Percepções da Imagem”, “Ação Mediadora do Professor” e “Criatividade e Produção Textual". Os resultados indicaram que as oficinas de criatividade desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento da criatividade nos fatores de elaboração criativa e fluência de criação.
Abstract: This research work aimed to investigate the development of creativity in children, based on the implementation of a creativity workshop, with the perception of images being a stimulus for imaginative and creative processes, having as a theoretical basis the book “Imaginação e Criatividade na Childhood”, by Vygotsky. Methodologically, it constitutes a pedagogical intervention research, Damiani (2013), organized in the model of Creativity Workshops according to Salmerón (2020). The research involved the participation of 16 students from the Ministro Rubem Carlos Ludwig Municipal Elementary School, in the city of Canoas, attending the same class of the 4th year of Elementary School. The instruments for data collection were observation and document analysis. The collected data were worked through discursive textual analysis, according to the proposal of Moraes (2003). The theoretical framework brought reflections on creativity in the contemporary context, the history of psychology's interest in the construct of creativity throughout the 20th century, Vygotsky's elaborations on the subject, especially in the book "Imagination and Creativity in Childhood", the articulation between this study and other productions by Vygotsky such as “Pedagogical Psychology” and “Psychology of Art”. The importance of creativity in the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and the implications of this document as an important justification for the study of creativity were also discussed. The concept of mediation, especially that found in Vigotski (1996), Sforni (2008) and Wertsch (2007) was also related to the proposal of pedagogical intervention through creativity workshops. The research findings were organized into three categories: "Perceptions of the Image", "Teacher's Mediating Action" and "Creativity and Textual Production". The results indicated that the creativity workshops developed contributed to the development of creativity in the factors of creative elaboration and fluency of creation.
metadata.dc.subject: Criatividade
Imaginação
Mediação
Creativity
Imagination
Mediation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Cleber Melo da. Oficina de criatividade com crianças no contexto escolar: processo de mediação a partir da obra “Imaginação e criatividade na infância”. 159 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8679
metadata.dc.date.issued: 18-Aug-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CLEBER MELO DA SILVA.pdfCleber Melo da Silva 20233.9 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???