Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8676
Tipo: | Dissertação |
Título: | As coordenadoras pedagógicas das escolas municipais de educação infantil do municipio de Jaguarão/RS: reflexões para a construção de uma política de desenvolvimento profissional |
Autor(es): | Ribeiro, Janaina Sosa |
Primeiro Orientador: | Selbach, Paula Trindade da Silva |
1° Membro da banca: | Selbach, Paula Trindade da Silva |
2° Membro da banca: | Moraes, João Carlos Pereira de |
3° Membro da banca: | Pires, Dóris |
4° Membro da banca: | Luce, Maria Beatriz |
Resumo: | O presente relatório-crítico reflexivo tem como questão norteadora quais os desafios e possibilidades para a construção de uma política de desenvolvimento para as coordenadoras pedagógicas das EMEI do município de Jaguarão/RS? Os referenciais teóricos utilizados neste estudo discutem o papel do coordenador (a) pedagógico (a), que com base em Santos; Holanda e Andrade (2020) cabe ao coordenador promover espaços de formação e reflexão sobre a prática pedagógica com os seus professores contribuindo com o desenvolvimento profissional trazido por Dóris; Powaczuk (2017) como um processo formativo contínuo e permanente que permanece no decorrer da prática desses profissionais. A metodologia apresenta-se como uma pesquisa-intervenção de cunho qualitativo, como instrumento metodológico foi utilizada as rodas de conversa com as sete coordenadoras das escolas municipais de Educação Infantil ocorridas em quatro encontros. Foram realizadas leituras e debates de textos, o exercício da escrita no diário reflexivo como um movimento de reflexão individual para posteriormente tornar-se uma reflexão com o grupo e a participação da coordenadora pedagógica de Alegrete/RS que vão de encontro ao problema da pesquisa. A partir das transcrições das narrativas trazidas pelas rodas de conversa emergiram quatro categorias que foram: os problemas enfrentados pelas coordenadoras pedagógicas na gestão, pautada por vários elementos que vão desde a organização e sistematização das rotinas escolares como também pelo modo como as coordenadoras operam para desenvolver o trabalho; as dificuldades com as realizações das reuniões pedagógicas centradas nas rotinas escolares, a ausência dessas como um espaço privilegiado de formação e de reflexão sobre a prática pedagógica; não se identificarem como coordenadoras pedagógicas e sim como diretoras nas escolas, se dá ao fato de exercerem muito pouco ou nada as funções pedagógicas direcionadas a formação de seus professores; e por último a necessidade de um profissional para ajudar na parte das questões burocráticas, as coordenadoras se sentem exaustas tendo que dar conta de diferentes papéis para suprir a falta de uma equipe diretiva. Como achados neste estudo destaque-se a necessidade da Secretaria Municipal de Educação de promover espaço de formação entre as coordenadoras pedagógicas das EMEI, necessitam se reconhecer em suas funções para então desempenhar um de seus mais relevantes papéis que é o de articular espaços de diálogo e reflexão com os seus professores construindo assim um trabalho conjunto nas instituições infantis. Como produto deste estudo foi construído um documento que será encaminhado a Secretaria de Educação com sugestões para a construção de uma política de desenvolvimento profissional para as coordenadoras. Neste documento estão as lacunas que se apresentam na Educação Infantil encontradas pela pesquisa intervenção, que é a falta de uma equipe diretiva, a ausência de formações entre as coordenadoras, a não realização de reuniões pedagógicas no contexto escolar e a necessidade de oferecer um curso específico de gestão para os docentes que forem atuar como coordenador (a) pedagógico (a) nas EMEI. Busca-se uma construção coletiva em prol da melhoria da qualidade da Educação Infantil, uma qualidade política e pedagógica. |
Abstract: | This reflective-critical report has as its guiding question what are the challenges and possibilities for the construction of a development policy for pedagogical coordinators of EMEI's in the municipality of Jaguarão/RS? Based on Santos, Holanda, and Andrade (2020), the coordinator is responsible for promoting spaces for training and reflection on the pedagogical practice with their teachers, thus contributing to the professional development described by Doris and Powaczuk (2017) as a continuous and permanent formative process that continues throughout the practice of these professionals. The methodology is presented as an intervention research of qualitative nature, as a methodological instrument we used the conversation circle with the seven coordinators of municipal schools of early childhood education that occurred in four meetings. Texts were read and discussed, writing in a reflective journal as a movement of individual reflection to later become a reflection with the group, and the participation of the pedagogical coordinator of Alegrete/RS, which meet the research problem. Four categories emerged from the transcriptions of the narratives brought forth by the conversation rounds: the problems faced by pedagogical coordinators in management, based on several elements that range from the organization and systematization of school routines to the way coordinators operate to develop their work; the difficulties with holding pedagogical meetings centered on school routines, the absence of these as a privileged space for training and reflection on pedagogical practice; The fact that they do not identify themselves as pedagogical coordinators but rather as school directors is due to the fact that they exercise very little or no pedagogical functions directed to the formation of their teachers; and finally the need for a professional to help with bureaucratic issues. As findings of this study, we highlight the need for the Municipal Secretariat of Education to promote a space for training among the pedagogical coordinators of the EMEI's. They need to recognize themselves in their functions so that they can then play one of their most relevant roles, which is to articulate spaces for dialogue and reflection with their teachers, thus building a joint effort in children's institutions. As a result of this study, a document was produced that will be sent to the Secretary of Education with suggestions for the construction of a professional development policy for coordinators. In this document there are the gaps in Early Childhood Education found by the intervention research, which are the lack of a management team, the lack of training among coordinators, the lack of pedagogical meetings in the school context, and the need to offer a specific management course for teachers who will work as pedagogical coordinators at the EMEIs. A collective construction is sought in favor of improving the quality of Early Childhood Education, a political and pedagogical quality. |
Palavras-chave: | Políticas públicas Educação básica Trabalho pedagógico Public policies Basic education Pedagogical work |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | RIBEIRO, Janaina Sosa. As coordenadoras pedagógicas das escolas municipais de educação infantil do municipio de Jaguarão/RS: reflexões para a construção de uma política de desenvolvimento profissional. 109 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8676 |
Data do documento: | 23-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JANAINA SOSA RIBEIRO.pdf | Janaina Sosa Ribeiro 2023 | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.