Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8664
Tipo: Tese
Título: O Bioma Pampa: de negligenciado, esquecido e desconhecido a um tema contextualizador, contribuindo com estratégias de ensino
Título(s) alternativo(s): The Pampa Biome: neglected, forgotten and unknown, a contextualizing theme contributing to teaching strategies
Autor(es): Castro, Luis Roberval Bortoluzzi
Primeiro Orientador: Pessano, Edward Frederico Castro
Coorientador: Dinardi, Ailton Jesus
Resumo: O Bioma Pampa é um ecossistema único que abrange o sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Apesar da relevância ecológica, este bioma ainda é pouco estudado e valorizado no contexto educacional. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois tem como objetivo investigar as percepções ambientais de alunos do ensino médio, futuros professores de ciências e professores do ensino médio do município de Uruguaiana/RS. Além disso, é exploratória ao analisar documentos que norteiam a educação, como a Base Nacional Comum Curricular e os Livros didáticos de biologia sobre o bioma Pampa. A partir da investigação ambiental dos pesquisados e da análise documental elaborou-se uma intervenção, aplicada em formato de um curso de formação inicial e continuada para futuros e atuais professores do ensino médio, utilizando o bioma Pampa como temática por meio da Metodologia da Problematização alicerçada pelas etapas do Arco de Maguerez. Para obter-se maior respaldo, a intervenção foi avaliada pelos pesquisados com objetivo maior de verificar se a formação inicial e continuada de professores utilizando o bioma Pampa como temática principal poderia ser uma alternativa contextualizadora para o ensino médio. Os resultados indicaram que os estudantes do ensino médio possuem conhecimento fragmentado do bioma Pampa, assim como demonstra a análise documental da BNCC e a falta de equidade do bioma pampa nos livros didáticos de biologia quando comparado aos demais biomas brasileiros. Quanto a percepção dos professores, estes reconhecem a importância do Bioma Pampa como tema contextualizador no ensino básico. No entanto, eles também apontaram algumas dificuldades enfrentadas na implementação deste tema em sala de aula, como a falta de recursos tecnológicos e a sobrecarga de tarefas burocráticas. Além disso, o estudo revelou que muitos dos participantes já realizaram atividades em áreas naturais do Bioma Pampa, como parques e reservas. No entanto, ainda há uma lacuna na compreensão da importância ecológica deste bioma para além do equilíbrio ambiental. Com base nos resultados obtidos, a tese revela que é necessário investir em atividades de formação continuada para os professores sobre o Bioma Pampa. Além disso, é importante promover discussões e reflexões sobre este bioma, a fim de ampliar a compreensão de sua importância ecológica e cultural. O estudo também destacou a metodologia da problematização com as etapas do arco de Maguerez como uma abordagem eficaz para o ensino do Bioma Pampa. Esta metodologia permite que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, identificando problemas e propondo soluções para questões relacionadas ao bioma, além de valorizar o a região (Pampa) no contexto educacional ao destacar a importância do bioma e propondo estratégias para sua inclusão no ensino médio.
Abstract: The Pampa Biome is a unique ecosystem that covers southern Brazil, Uruguay, and Argentina. Despite its ecological relevance, this biome is still little studied and valued in the educational context. The research is qualitative in nature, as it aims to investigate the environmental perceptions of high school students, future science teachers, and high school teachers in the municipality of Uruguaiana/RS. Furthermore, it is exploratory by analyzing documents that guide education, such as the National Common Curricular Base and biology textbooks about the Pampa biome. Based on the environmental research of the researched subjects and the document analysis, an intervention was developed, applied in the format of an initial and continued education course for future and current high school teachers, using the Pampa biome as a theme through the Problematization Methodology based on the stages of the Arc of Maguerez. In order to obtain greater support, the intervention was evaluated by the participants with the main objective of verifying whether initial and continued teacher training using the Pampa biome as the main theme could be a contextualizing alternative for high school. The results indicated that high school students have fragmented knowledge of the Pampa biome, as demonstrated by the documentary analysis of the BNCC and the lack of equity of the Pampa biome in biology textbooks when compared to other Brazilian biomes. As for the teachers' perception, they recognize the importance of the Pampa Biome as a contextualizing theme in elementary education. However, they also pointed out some difficulties faced in the implementation of this theme in the classroom, such as the lack of technological resources and the overload of bureaucratic tasks. In addition, the study revealed that many of the participants have already carried out activities in natural areas of the Pampa Biome, such as parks and reserves. However, there is still a gap in the understanding of the ecological importance of this biome beyond the environmental balance. Based on the results obtained, the thesis reveals that it is necessary to invest in continued education activities for teachers about the Pampa Biome. Furthermore, it is important to promote discussions and reflections about this biome in order to broaden the understanding of its ecological and cultural importance. The study also highlighted the problematization methodology with the steps of Maguerez's Arc as an effective approach to teaching about the Pampa Biome. This methodology allows students to be protagonists in the learning process, identifying problems and proposing solutions to issues related to the biome, besides valuing the region (Pampa) in the educational context by highlighting the importance of the biome and proposing strategies for its inclusion in high school.
Palavras-chave: Ensino de ciências
BNCC
Biomas Brasileiros
Ecossistemas Locais
Science teaching
Local Ecosystems
Brazilian Biomes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi. O Bioma Pampa: de negligenciado, esquecido e desconhecido a um tema contextualizador, contribuindo com estratégias de ensino. 237 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8664
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS ROBERVAL BORTOLUZZI CASTRO.pdf24.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.