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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Ando na linha ou no desvio? um estudo sobre o processo de escolha e desenvolvimento de carreira pela perspectiva das instituições
metadata.dc.title.alternative: Do I follow the line or the detour? a study on the process of career choice and development from the perspective of institutions
Autor(es): Prestes, Caroline Soares
Primeiro Orientador: Fleck, Carolina Freddo
1° Membro da banca: Fleck, Carolina Freddo
2° Membro da banca: Viana, João Garibaldi Almeida
3° Membro da banca: Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
4° Membro da banca: Capelle, Mônica Carvalho Alves
Resumo: Essa dissertação teve como objetivo compreender de que forma as instituições de carreira convencional e outsider influenciam nos processos de escolha e desenvolvimento profissional. Apresentada no formato de artigos/capítulos, o primeiro estudo teve como objetivo determinar como se institucionalizam as carreiras convencionais e outsiders à luz do conceito de instituições da abordagem institucionalista de Thorstein Veblen e Teoria do Desvio, de Howard Becker. O desenvolvimento das instituições na abordagem institucionalista original demonstra que os instintos, hábitos, modos de pensamento, repetição e legitimação levam à institucionalização, que se apresenta como um processo condicionado pela lógica da conformidade às normas socialmente estabelecidas. A teoria do desvio propõe que as relações entre os indivíduos produzem regras e exigem o cumprimento delas. O modelo teórico demonstra as carreiras convencionais e outsiders como duas instituições de carreira, as quais são influenciadas pelo tipo de interação e controle social vivenciados nas fases iniciais da carreira dos indivíduos. A partir deste argumento, construído no primeiro artigo, foi proposto um outro estudo teórico, no capítulo II, defendendo que, se os indivíduos constroem trajetórias de carreira no ambiente institucional segregado, há diferentes modalidades e fases de carreira pela perspectiva das instituições. O segundo artigo teve como objetivo reapresentar as tipologias e movimentos de carreira propostos por Schein, a partir da legitimação de duas instituições distintas – carreiras convencionais e carreiras outsiders. Assim, as pessoas desenvolveriam uma carreira exclusivamente convencional, exclusivamente outsider, migrariam entre elas ou as desenvolveriam de forma simultânea. O capítulo III e último da dissertação traz o estudo empírico que utiliza os modelos desenvolvidos nos artigos I e II e teve como objetivo determinar quais elementos impactam mais no desenvolvimento de carreira ao escolher uma carreira convencional, outsider, migrar entre carreiras ou desenvolver carreira dupla (convencional e outsider) de forma simultânea. O estudo se caracterizou como exploratório, qualitativo, utilizando a história oral temática como método e a entrevista em profundidade como instrumento de coleta, aplicado em cinco profissionais que desenvolveram as tipologias e movimentos de carreira propostos no modelo desenvolvido no capítulo II e, posteriormente, analisado pela técnica de análise de discurso de Pêcheux. Os principais resultados obtidos demonstram que o processo de institucionalização de carreira acontece nas fases iniciais das carreiras dos indivíduos – confirmando o modelo teórico I, e que as instituições existem e delimitam estruturas sociais de carreira – confirmando os movimentos de carreira propostos no modelo II. Porém, não há um padrão de linearidade nas fases das carreiras, visto que a influência das instituições é um fator condicionante na construção da trajetória profissional. Também foram identificadas a importância e relevância de agentes como a relação com pais, imersão na cultura e desenvolvimento de hábitos de pensamento mediante interação social, que influenciam as decisões profissionais, formando padrões normativos e coercitivos de carreira que originam o estigma e preconceito das carreiras outsiders e a aprovação por carreiras de prestígio, status e estabilidade, as carreiras ditas convencionais. O processo de legitimação é determinante não só para o pertencimento a grupos sociais, ele também cria uma relação sociocognitiva que dá ao profissional a confiança em manter um percurso de carreira, seja ele convencional ou outsider. As instituições de carreira convencional e outsider são mantidas e reforçadas mediante o processo de emulação dentro dos grupos sociais de convívio. Conclui-se que a associação das teorias cria oportunidades para uma agenda de pesquisa, pois, visualizando as carreiras como instituições que delimitam estruturas sociais de carreira, há possibilidades de promoção de estudos comparativos e associados aos marcadores sociais de diferença e demais teorias contemporâneas dos estudos da temática
Abstract: This dissertation aimed to understand how conventional and outsider career institutions influence the processes of choice and professional development. Presented in the format of articles/chapters, the first study aimed to determine how conventional and outsider careers are institutionalized in the light of the concept of institutions from Thorstein Veblen's institutionalist approach and Howard Becker's Theory of Deviance. The development of institutions in the original institutionalist approach demonstrates that instincts, habits, ways of thinking, repetition and legitimation lead to institutionalization, which is presented as a process conditioned by the logic of conformity to socially established norms. Deviance theory proposes that relationships between individuals produce rules and require compliance with them. The theoretical model demonstrates conventional and outsider careers as two career institutions, which are influenced by the type of interaction and social control experienced in the early stages of an individual's career. Based on this argument built in the first article, another theoretical study was proposed, in Chapter II, arguing that if individuals build career paths in the segregated institutional environment, there are different modalities and career phases from the perspective of the institutions. The second article aimed to re-present the typologies and career movements proposed by Schein, based on the legitimization of two distinct institutions – conventional careers and outsider careers. Thus, people would develop an exclusively conventional, exclusively outsider career, migrate between them or develop them simultaneously. The third and last chapter of the dissertation brings the empirical study that uses the models developed in articles one and two and aimed to determine which elements have the most impact on career development when choosing a conventional career, outsider, migrating between careers or developing dual career (conventional and outsider) simultaneously. The study was characterized as exploratory, qualitative, using thematic oral history as a method and the in-depth interview as a collection instrument, applied to five professionals who developed the typologies and career movements proposed in the model developed in Chapter II and subsequently analyzed by Pêcheux's discourse analysis technique. The main results show that the career institutionalization process takes place in the early stages of individuals' careers – confirming theoretical model I, that institutions exist and delimit social career structures – confirming the career movements proposed in model II. However, there is no linearity pattern in the career stages, since the influence of institutions is a conditioning factor in the construction of the professional path. The importance and relevance of agents were also identified, such as the relationship with parents, immersion in the culture and the development of thinking habits through social interaction that influence professional decisions, forming normative and coercive career patterns that originate the stigma and prejudice of outsider careers and approval for careers of prestige, status and stability, the so-called conventional careers. The legitimization process is decisive not only for belonging to social groups, it also creates a socio-cognitive relationship that gives the professional the confidence to maintain a career path, whether conventional or outsider. Conventional and outsider career institutions are maintained and reinforced through the process of emulation within social groups. Concluding that, the association of theories creates opportunities for a research agenda, because, viewing careers as institutions that delimit social career structures, there are possibilities of promoting comparative studies and associated with social markers of difference and other contemporary theories of studies of the theme.
metadata.dc.subject: Instituições
Outsider
Convencional
Carreira
Desvio
Conventional
Institutions
Career
Detour
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Curso: Mestrado Acadêmico em Administração
metadata.dc.identifier.citation: PRESTES, Caroline Soares. Ando na linha ou no desvio? um estudo sobre o processo de escolha e desenvolvimento de carreira pela perspectiva das instituições.158 p. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8609
metadata.dc.date.issued: 19-May-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

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Dissertacao_CarolinePrestes_versaofinal21.08.pdf1.89 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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