Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8607
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo das políticas públicas de e inclusão e acessibilidade : mapeamento da oferta de serviços as pessoas com deficiência no município de Bagé (RS)
Autor(es): Gularte, José Heitor de Souza
Primeiro Orientador: Brizolla, Francéli
1° Membro da banca: Brizolla, Francéli
2° Membro da banca: Moreira, Rafael Bueno da Rosa
3° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
Resumo: A presente pesquisa de Mestrado, realizada no âmbito do Programa de Pós- graduação em Ensino (PPGE), versa sobre as políticas públicas desenvolvidas no município de Bagé, voltadas à inclusão e à acessibilidade, ou, até mesmo, a sua ausência. No decorrer da investigação, mais especificamente no seu percurso teórico- conceitual, foram tratadas questões afetas aos conceitos de deficiência (DINIZ, 2007), inclusão (NUNES; MADUREIRA, 2015), acessibilidade e barreiras (SASSAKI, 2007), com ênfase no exame do aparato legal existente em prol da garantia dos direitos desse segmento populacional, sem descuidar, em título próprio, da educação na perspectiva de inclusão plena. No tocante à trajetória metodológica do estudo, optou- se por uma pesquisa qualitativa, caracterizada como intervenção, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. Efetuou-se, ainda, levantamento documental, através de uma abordagem multidisciplinar das Secretarias que prestam serviços com esse tema, verificando-se quais as ações, programas e projetos estão efetivamente implementados ou em desenvolvimento no município, bem como, também, a interação das pessoas com deficiência em relação aos mesmos, quer individualmente ou representadas de forma coletiva. Por meio da pesquisa intervencionista, procedeu-se um mapeamento dos serviços prestados em diversas Secretarias do ente público municipal, analisando-se, também, os recursos humanos envolvidos e as dotações orçamentárias correlatas. Como ação efetiva de intervenção no âmbito da pesquisa, tratando-se de um dos seus objetivos específicos, foi realizada a qualificação de servidores no tocante a práticas inclusivas, efetuando-se o planejamento e a implementação de um curso com essa temática junto à Escola Municipal de Administração Pública de Bagé. A realização de um curso básico sobre boas práticas inclusivas buscou reforçar o protagonismo dos sujeitos da pesquisa, capazes de estimular e manter uma relação dialógica com os demais colegas servidores e com a sociedade em geral, através da qualificação profissional, configurando-se num campo fértil para pesquisar a própria prática, contribuindo-se para a solução de problemas, gênese de pesquisas aplicadas como a presente. A investigação desenvolveu-se, como um todo, no período de um ano, a contar de agosto de 2022 até a presente data. No decorrer do estudo foi observado que a temática da inclusão e da acessibilidade como objeto de pesquisa, utilizando-se de um olhar plural e crítico, pautada em processos de constante acompanhamento e avaliação, identificada a partir das necessidades indicadas pela prática, remete à perspectiva de relevante significado social. Ao final, com base nesses estudos, também se apresenta um conjunto de proposições capazes de aperfeiçoar a política pública desenvolvida no município de Bagé em prol do segmento de população de pessoas com deficiência.
Abstract: Esta investigación de Maestría, realizada en el ámbito del Programa de Posgrado en Enseñanza (PPGE), trata de las políticas públicas desarrolladas en la ciudad de Bagé, dirigidas a la inclusión y la accesibilidad, o incluso a su ausencia. Durante la investigación, más específicamente en su recorrido teórico-conceptual, se abordaron cuestiones relacionadas con los conceptos de discapacidad (DINIZ, 2007), inclusión (NUNES; MADUREIRA, 2015), accesibilidad y barreras (SASSAKI, 2007), con énfasis en el examen del aparato legal existente a favor de garantizar los derechos de este segmento de la población, sin dejar de lado, por derecho propio, la educación en la perspectiva de la plena inclusión. En cuanto a la trayectoria metodológica del estudio, se optó por una investigación cualitativa, caracterizada como de intervención, con el cuestionario como instrumento de recolección de datos. También se realizó un levantamiento documental, a través de un abordaje multidisciplinario de las Secretarías que prestan servicios con esta temática, verificando qué acciones, programas y proyectos se encuentran efectivamente implementados o en desarrollo en el municipio, así como, también, la interacción de las personas. con discapacidad en relación con ellos, ya sea individualmente o representados colectivamente. A través de una investigación intervencionista, se realizó un mapeo de los servicios prestados en diversas Secretarías de la entidad pública municipal, analizando además los recursos humanos involucrados y las asignaciones presupuestarias relacionadas. Como acción de intervención efectiva en el ámbito de la investigación, por ser uno de sus objetivos específicos, se llevó a cabo la capacitación de servidores públicos en relación a prácticas inclusivas, realizando la planificación e implementación de un curso con esta temática en el Municipio. Escuela de Administración Pública de Bagé. La realización de un curso básico de buenas prácticas inclusivas buscó reforzar el protagonismo de los sujetos de investigación, capaces de estimular y mantener una relación dialógica con los demás consiervos y con la sociedad en general, a través de la capacitación profesional, configurándose en un campo fértil para la investigación. su propia práctica, contribuyendo a la solución de problemas, génesis de investigaciones aplicadas como la presente. La investigación se desarrolló, en su conjunto, en el período de un año, desde agosto de 2022 hasta la fecha actual. Durante el estudio, se observó que el tema de la inclusión y la accesibilidad como objeto de investigación, utilizando una mirada plural y crítica, a partir de procesos de constante seguimiento y evaluación, identificados a partir de las necesidades señaladas por la práctica, remite a la perspectiva de la trascendencia social. Al final, a partir de estos estudios, también se presenta un conjunto de proposiciones capaces de mejorar la política pública desarrollada en el municipio de Bagé a favor del segmento poblacional de personas con discapacidad.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência
Acessibilidade
Inclusão
Políticas Públicas
Personas con Discapacidad
Accesibilidad
Inclusión
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: GULARTE, José Heitor de Souza . Um estudo das políticas públicas de e inclusão e acessibilidade : mapeamento da oferta de serviços as pessoas com deficiência no município de Bagé (RS). 2023. 289f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8607
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_Heitor_Gularte_v._finalizada_SEI_05082023.pdf54.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.