Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8552
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Implementação de um modelo fenomenológico para geração de imagens CRT |
Autor(es): | Tamiosso, Gustavo Lopes |
Primeiro Orientador: | Thielo, Marcelo Resende |
Resumo: | Neste trabalho, abordamos o problema de exibir corretamente imagens de baixa resolução em telas de alta resolução, desenvolvendo e validando um modelo para simular a renderização típica de imagens de baixa resolução em um monitor de tubo de raios catódicos. O modelo, que inclui uma geometria do tipo “slot mask” e um pipeline de etapas de processamento foi criado e aplicado em imagens para simular os vários efeitos de um monitor Tubo de Raios Catódicos (CRT). Essas imagens de entrada também foram renderizadas em um televisor CRT real e posteriormente fotografadas para validar empiricamente os resultados do modelo proposto. É importante enfatizar que o modelo não consiste em uma simples máscara de imagem de sombreamento como a usada em muitos emuladores de videogame, mas inclui várias etapas de tratamento e filtragem de entrada no intuito de replicar os processos físicos da forma mais próxima possível. Como os resultados obtidos sugerem, existe uma semelhança visual considerável entre as imagens reais e as sintetizadas utilizando nosso método. |
Resumen : | In this work, we address the problem of properly displaying low resolution images on high resolution displays by developing and validating a model to simulate the typical rendering of low resolution images on a Cathode Ray Tube (CRT) monitor. A model that includes a slot mask-type geometry and a pipeline of processing steps for simulating the various effects due to a CRT display was created and applied on the source images. These raw source images were also rendered on a real CRT device and subsequently photographed to empirically validate the results of the proposed model. It is important to stress that our model does not consist of a simple shader image mask as used in many video game emulators, but includes multiple steps of input treatment and filtering in order to replicate the physical processes as closely as possible. As the obtained results suggest, there is a considerable amount of visual similarity between the real and our model’s synthetic images. |
Palabras clave : | Ciência da computação Processamento de imagens Tubos de raios catódicos Jogos |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citación : | TAMIOSSO, Gustavo Lopes. Implementação de um modelo fenomenológico para geração de imagens CRT. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 2023. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8552 |
Fecha de publicación : | 4-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gustavo Lopes Tamiosso - 2023.pdf | 132.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.