Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/852
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação técnica binacional na fronteira Brasil-Uruguai: um estudo em Santana do Livramento e Rivera (2005-2015) |
Autor(es): | Machado, Cacildo dos Santos |
Primeiro Orientador: | Burgardt, Victor Hugo Veppo |
Segundo Orientador: | Silva, Mauricio Pinto da |
Resumo: | Este trabalho visa entender a formação conurbada das cidades-gêmeas de Santana do Livramento no sul do Brasil e Rivera, no norte do Uruguai, elencando os diversos Acordos Bilaterais entre os dois países que possibilitaram a integração por meio da educação técnica federal, demonstrando a integração binacional na área da educação técnica federal na mencionada fronteira. Tal proposta se ancora em análise do conhecimento empírico sobre tal temática, trabalhando com embasamento histórico bibliográfico, abrangendo o recorte temporal entre 2005 e 2015, no plano de observação escolhido, tal seja, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense de Santana do Livramento. Estima-se que hoje, ambos os países buscam a integração das duas nacionalidades, considerando uma das vias a educação técnica federal, integrando as políticas públicas nesta área de atuação. É interessante, portanto, propor uma reflexão tendo por base a seguinte hipótese: atualmente, existem avanços significativos na integração entre os dois países na fronteira Santana do Livramento e Rivera pela via da educação técnica federal e, considerá-los na perspectiva de uma progressividade seria um desafio a aceitar e principalmente avaliar até que ponto tal progresso é efetivo |
Abstract: | Este trabajo visa entender la formación conurbada de las ciudades gemelas de Santana do Livramento en el sur del Brasil y Rivera, al norte del Uruguay, destacando los diversos Acuerdos Bilaterales entre los dos países que posibilitaran la integración por la educación técnica federal, demonstrando la integración binacional en la área de la educación técnica federal en la mencionada frontera. Tal propuesta está basada en la análisis del conocimiento empírico sobre tal temática, trabajando con la fundamentación histórica bibliográfica, abarcando el recorte temporal entre 2005 y 2015, en el plan de observación elejido, tal sea, el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense de Santana do Livramento. Estimamos que hoy, ambos os países buscan la integración de los nacionalidades, considerando una de las vías a la educación técnica federal, integrando las políticas públicas en este área de actuación. Es interessante, por lo tanto, proponer una reflexión teniendo como base la seguiente hipótesis: actualmente, existem avances significativos en la integración entre los dos países en la frontera Santana do Livramento e Rivera por la vía de la educación técnica federal y, considerarlos en la perspectiva de una progressividad sería un desafio a aceitar y principalmente, evaluar hasta que punto tal progresso es efectivo. |
Palavras-chave: | Relaciones internacionales: Brasil Uruguay Integración suramericana Educación técnica |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Citação: | MACHADO, Cacildo dos Santos. Educação técnica binacional na fronteira Brasil-Uruguai: um estudo em Santana do Livramento e Rivera (2005-2015). Santana do Livramento: Unipampa, 2015. |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/852 |
Data do documento: | 26-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Machado, Cacildo dos Santos. Educação técnica binacional na fronteira Brasil-Uruguai um estudo em Santana do Livramento e Rivera (2005-2015).pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons