???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8493
Tipo: | Monografia de Especialização |
metadata.dc.title: | Atividade investigativa e colaborativa como estratégia para o estudo dos Poliedros de Platão |
Autor(es): | Azeredo, Nathália de Barcellos Pinheiro |
Primeiro Orientador: | Bihain, Anderson Luís Jeske |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Blass, Leandro |
1° Membro da banca: | Bihain, Anderson Luís Jeske |
2° Membro da banca: | Vaz, Francieli Aparecida |
3° Membro da banca: | Oliveira, Cristiano Peres |
Resumo: | A investigação por novas metodologias de ensino tem sido o propósito de muitas pesquisas na área da educação. O ensino tradicional como única opção, baseado em aulas expositivas e teóricas, já não tem eficácia para as demandas do ensino escolar, sendo necessário outras metodologias de ensino para complementá-lo. A aprendizagem investigativa visa desenvolver o pensamento crítico, a comunicação, criatividade e inovação do aluno, instigando-os a questionar, pensar e discutir sobre os assuntos em sala de aula. Em matemática, um dos conteúdos mais complexos e de difícil compreensão, é a Geometria. Portanto, o ensino investigativo, aliado à aprendizagem colaborativa, onde os alunos tornam-se protagonistas do conhecimento e, em grupos, com objetivo comum, desenvolvem uma atividade proposta, pode contribuir para que os estudantes adquiram habilidades a fim de que esta matéria, em especial a Geometria Espacial e os Poliedros de Platão, se torne mais simples e atrativa. O objetivo deste trabalho é analisar como o uso de elementos de aprendizagem investigativa e colaborativa pode ser uma metodologia de ensino para motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Para isso, foi desenvolvida uma prática de ensino, envolvendo os Poliedros de Platão, com alunos do terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Morada do Vale I - CIEP. A análise dos dados foi feita por meio da análise qualitativa e colaboram com os objetivos propostos. O interesse, a motivação e a compreensão dos estudantes, ao longo do desenvolvimento da atividade, permite concluir que o uso dos elementos das aprendizagens investigativa e colaborativa foram metodologias eficazes na prática desenvolvida. |
Abstract: | The investigation for new teaching methodologies has been the purpose of many researches in the field of education. Traditional teaching as the only option, based on lectures and theory, is no longer effective for the demands of school teaching, requiring other teaching methodologies to complement it. Investigative learning aims to develop students' critical thinking, communication, creativity and innovation, encouraging them to question, think and discuss issues in the classroom. In mathematics, one of the most complex and difficult contents to understand is Geometry. Therefore, investigative teaching, combined with collaborative learning, where students become protagonists of knowledge and, in groups, with a common objective, develop a proposed activity, can contribute to students acquiring skills so that this subject, in especially Spatial Geometry and Plato's Polyhedra, become simpler and more attractive. The objective of this work is to analyze how the use of investigative and collaborative learning elements can be a teaching methodology to motivate and interest students in their learning. For this, a teaching practice was developed, involving Plato's Polyhedrons, with students of the third year of high school, from Escola Estadual de Ensino Médio Morada do Vale I - CIEP. Data analysis was carried out through qualitative analysis and collaborated with the proposed objectives. The interest, motivation and understanding of the students, throughout the development of the activity, allows us to conclude that the use of investigative and collaborative learning elements were effective methodologies in the developed practice. |
metadata.dc.subject: | Aprendizagem Investigativa Aprendizagem Colaborativa Geometria Poliedros de Platão Investigative Learning Collaborative Learning Geometry Plato's Polyhedra |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
metadata.dc.identifier.citation: | AZEREDO, Nathália de Barcellos Pinheiro. Atividade investigativa e colaborativa como estratégia para o estudo dos Poliedros de Platão. 52f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8493 |
metadata.dc.date.issued: | 4-Jul-2023 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
organized.pdf | 6.75 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???