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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8471
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Presença africana e preta nas relações internacionais: os africanos formados pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2017-2023) |
Título(s) alternativo(s): | African and black presence in international relations: the Africans graduated from the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusofonia (2017-2023) |
Autor(es): | Correa, Camila Alessandra da Cruz |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Flávio Augusto Lira |
Coorientador: | Quadros, Mariana Felix de |
1° Membro da banca: | Andrade, Camila Santos |
Resumo: | A presente pesquisa possui o objetivo de investigar a inserção do sujeito preto de origem africana formado pela UNILAB na área de Relações Internacionais. Posto que as Relações Internacionais como campo acadêmico têm demonstrado ser racista, seletiva e elitista, mantendo uma presença predominante de homens brancos e marginalizando a participação,perspectivas e contribuições de pessoas não-brancas. Para mais, o racismo e a exclusão permeiam o campo das Relações Internacionais, tanto em sua prática quanto em sua vertente acadêmica, que historicamente têm intencionalmente negligenciado o papel da raça e do colonialismo nas questões globais, da mesma forma que vem ocultando o papel desempenhado pelo continente e as sociedades africanas nas relações internacionais e na configuração das estruturas e dos assuntos globais. Em contraste a essa realidade, o Curso de Relações Internacionais da UNILAB apresenta-se como um projeto singular, ambicioso e extremamente complexo, com um corpo discente majoritariamente composto por pessoas negras e de nacionalidade africana. Esse curso oferece uma oportunidade de inserção significativa desses indivíduos no campo das Relações Internacionais. Deste modo, a problemática que surge a ser respondida e que norteia esta pesquisa é: de que forma o curso de Relações Internacionais da Universidade Da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira possibilita a inserção do sujeito africano e preto na área? A presente pesquisa baseia-se nas contribuições das teorias decoloniais e pós-coloniais, que emergem como correntes teóricas fundamentais para analisar as questões relacionadas à raça, ao racismo e à colonialidade no âmbito das Relações Internacionais. Metodologicamente, a presente pesquisa é de caráter qualitativo, de natureza básica aplicada, realizada por meio de procedimentos de pesquisa bibliográfica e análise documental, e foi norteada pelos métodos descritivo-explicativo e hipotético-dedutivo. Além disso, foram coletados e analisados dados dos portais da universidade e realizadas entrevistas com alguns egressos. Ao concluir este estudo constatou-se que o curso de Relações Internacionais da UNILAB representa uma realidade singular, assim como o projeto da instituição como um todo. Além de oferecer oportunidades de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade para os africanos, o curso também adota uma abordagem afrocentrada. O curso de Relações Internacionais da UNILAB é um espaço que possibilita a inserção, participação, diversidade e a construção de teorias nas Relações Internacionais, pois busca inserir pessoas pretas e de origem africana como pesquisadores e profissionais na área, percebendo que é essencial que vozes pretas africanas façam-se presentes nas relações internacionais a fim de reafirmar o lugar de destaque que o continente africano sempre ocupou nas Relações Internacionais, e não mais aceitar que este seja moldado de fora para dentro. Desta forma, a UNILAB se torna uma oportunidade de reescrever a história de um povo que teve seus corpos, cultura e saberes sequestrados e dispersos pelo mundo devido a uma diáspora forçada. Portanto, a UNILAB possibilita que esses indivíduos assumam espaços que historicamente lhes foram negados, permitindo a reconstrução de suas identidades e contribuições para a sociedade global. |
Abstract: | The present research aims to investigate the insertion of the black African descendant subject trained by UNILAB in the area of International Relations. Given that International Relations as an academic field has proven to be racist, selective and elitist, maintaining a predominantly white presence and marginalizing the participation, perspectives and contributions of non-white people. Moreover, racism and exclusion permeate the field of International Relations, both in its practice and in its academia, which has historically intentionally neglected the role of race and colonialism in global affairs, just as it has obscured the role played by the African continent and societies in international relations and in shaping global structures and affairs. In contrast to this reality, UNILAB's International Relations course presents itself as a unique, ambitious and extremely complex project, with a student body composed mostly of black people and of African nationality. This course offers an opportunity for significant insertion of these individuals in the field of International Relations. Thus, the problem that emerges to be answered and that guides this research is: in what way does the International Relations course at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony enable the insertion of the African and black subject in the area? The present research is based on the contributions of decolonial and post-colonial theories, which emerge as fundamental theoretical currents to analyze the issues related to race, racism and coloniality in the field of International Relations. Methodologically, this research is qualitative, of basic applied nature, carried out through procedures of bibliographic research and document analysis, and was guided by the descriptive-explanatory and hypothetical-deductive methods. In addition, data from the university portals were collected and analyzed, and interviews were held with some graduates. In concluding this study, it was found that the International Relations course at UNILAB represents a unique reality, as does the institution's project as a whole. Besides offering opportunities for access to free and quality higher education for Africans, the course also adopts an Afrocentric approach. The International Relations course at UNILAB is a space that enables insertion, participation, diversity and the construction of theories in International Relations, as it seeks to insert black people and people of African origin as researchers and professionals in the area, realizing that it is essential that black and African voices make themselves present in international relations in order to reaffirm the prominent place that the African continent has always occupied in International Relations, and no longer accept that it be shaped from the outside in. In this way, UNILAB becomes an opportunity to rewrite the history of a people that had their bodies, culture, and knowledge kidnapped and dispersed around the world due to a forced diaspora. Therefore, UNILAB enables these individuals to assume spaces that were historically denied to them, allowing the reconstruction of their identities and contributions to global society. |
Palavras-chave: | Raça e Racismo nas Relações Internacionais Africanos UNILAB Race and Racism in International Relations Africans UNILAB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | CORREA, Camila Alessandra da Cruz. Presença africana e preta nas relações internacionais: os africanos formados pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2017-2023). 127 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8471 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Relações Internacionais |
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