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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8465
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagem sobre mecanismos reprodutivos e sexualidade em turmas de 8º ano do ensino fundamental em Uruguaiana, RS |
Título(s) alternativo(s): | Approach to reproductive mechanisms and sexuality in 8th grade elementary school classes in Uruguaiana, RS |
Autor(es): | Santos, Caroline Santos dos |
Primeiro Orientador: | Moreira, Betina Loitzenbauer da Rocha |
Resumo: | A educação é responsável pela formação do indivíduo e a base da construção da sociedade. A escola tem como um de seus objetivos fazer a ligação e associação de conteúdos com situações presenciadas no cotidiano do cidadão e um dos conteúdos mais apresentados é a saúde. Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam Saúde e Orientação Sexual como dois dos sete conjuntos de Temas Transversais que são abordados em seus documentos, trazendo metodologias e propostas para inclusão desses temas no currículo escolar. A Base Nacional Comum Curricular traz em seu documento a apresentação do objeto do conhecimento Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade na disciplina de Ciências em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. Essa dissertação teve como objetivo compreender a abordagem, os desafios e as possibilidades dos(as) professores(as) de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento da temática Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade. Este estudo esteve embasado na pesquisa qualitativa e caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva. Os(as) participantes da pesquisa foram sete professores(as) atuantes na disciplina de Ciências, inseridos em turmas de 8º ano e atuantes em seis escolas da rede pública estadual e municipal de ensino. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada pela plataforma Google Meet, a mesma foi gravada e analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Cabe salientar que foram considerados os aspectos éticos da pesquisa, garantindo o sigilo, a confidencialidade e anonimato dos(as) participantes. Como resultados desse estudo foi possível observar que o objeto do conhecimento Mecanismos Reprodutivos e Sexualidade possui importância no processo de ensino, pois abordar essa temática em sala de aula viabiliza o autoconhecimento, a saúde, o bem-estar e a diminuição de conflitos relacionados a esse assunto que podem surgir na vida dos(as) jovens, entretanto, foi possível notar que ainda falta na Base Nacional Comum Curricular a explanação de como realizar o trabalho desse conteúdo em sala de aula. |
Abstract: | Education is responsible for the formation of the individual and the basis for building society. One of the objectives of the school is to link and associate contents with situations witnessed in the citizen's daily life, and one of the most presented contents is health. The National Curriculum Parameters present Health and Sexual Orientation as two of the seven sets of Transversal Themes that are addressed in their documents, bringing methodologies and proposals for including these themes in the school curriculum. The National Common Curricular Base brings in its document the presentation of the object of knowledge Reproductive Mechanisms and Sexuality in the discipline of Sciences in classes of 8th grade of Elementary School. This dissertation aimed to understand the approach, challenges and possibilities of Science teachers of the 8th year of Elementary School on the development of the theme Reproductive Mechanisms and Sexuality. This study was based on qualitative research and characterized as exploratory and descriptive research. The research participants were seven teachers working in the Science discipline, inserted in 8th grade classes and working in six state and municipal public schools. Data were collected through a semi-structured interview on the Google Meet platform, which was recorded and analyzed using the Content Analysis technique. It should be noted that the ethical aspects of the research were considered, guaranteeing secrecy, confidentiality and anonymity of the participants. As a result of this study, it was possible to observe that the object of knowledge Reproductive Mechanisms and Sexuality is important in the teaching process, since approaching this theme in the classroom enables self-knowledge, health, well-being and the reduction of conflicts related to this subject that may arise in the lives of young people, however, it was possible to notice that the National Common Curricular Base still lacks the explanation of how to carry out the work of this content in the classroom. |
Palavras-chave: | School Science Teacher Teaching Sexuality Escola Professor de Ciências Ensino Sexualidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | SANTOS, Caroline Santos dos. Abordagem sobre mecanismos reprodutivos e sexualidade em turmas de 8º ano do ensino fundamental em Uruguaiana, RS. 78 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8465 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
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