Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8464
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs - como ferramenta de apoio à leitura |
Autor(es): | Toio, Gabriel Martins |
Primeiro Orientador: | Córdoba, Alexander Severo |
1° Membro da banca: | Córdoba, Alexander Severo |
2° Membro da banca: | Costa, Alan Ricardo |
3° Membro da banca: | Del Castillo, Carlos Giovani Dutra |
Resumo: | Este artigo consiste em motivar as pessoas a lerem por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação – doravante TDICs. Esta pesquisa mostra a importância das tecnologias para os leitores atuais e como aproveitar tudo que a internet nos oferece. O foco deste trabalho está centrado na utilização das tecnologias como ferramenta para o desenvolvimento do hábito de leitura na atualidade que vivenciamos a era digital. Verificamos, por meio de coleta de dados via Google Forms o quanto as TDICs são utilizadas e por quais meios, se a maioria dos leitores prefere o método tradicional ou se estão utilizando a internet e os aparelhos digitais para ler. As TDICs, portanto, nos permite ler em todo lugar que formos e isso é fundamental para melhorar o desempenho da leitura em nosso país por meio do leitor competente digital. Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa quantitativa desenvolvida a partir da aplicação de questionários respondidos por 100 sujeitos de pesquisa. Como resultado geral, a pesquisa contemplou a participação de pessoas de várias idades, sendo 51% entre 41 e 50 anos, sendo que 95% dos entrevistados já leram alguma coisa pela internet, 39% deles em sites e 64% em seus próprios celulares. |
Abstract: | This paper is about motivating people to read through digital information and communication technologies - hereafter ICTs. This research shows the importance of technologies for today's readers and how to take advantage of everything that the internet offers us. The focus of this work is centered on the use of technologies as a tool for the development of the reading habit in today's digital age. We verified, through data collection via Google Forms how much the DTICs are used, and by which means, if most readers prefer the traditional method or if they are using the internet and digital devices to read. ICTs, therefore, allow us to read everywhere we go, and this is fundamental to improve the reading performance in our country through the digitally competent reader. In methodological terms, this is quantitative research developed from the application of questionnaires answered by 100 research subjects. As a general result, the research contemplated the participation of people of various ages, 51% between 41 and 50 years old, and 95% of the interviewees have already read something on the internet, 39% of them on websites and 64% on their own cell phones. |
Palavras-chave: | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs Hábito de leitura Leitor digital Digital Information and Communication Technologies - ICTs Reading habit Digital reader |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | TOIO, Gabriel Martins. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs - como ferramenta de apoio à leitura. 23 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8464 |
Data do documento: | 11-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIEL MARTINS TOIO.pdf | Gabriel Martins Toio 2021 | 383.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.