Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8458
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Oficina de saberes: uma intervenção pedagógica para além dos muros da escola: abordagem de oficinas nas comunidades de periferias |
Autor(es): | Ferreira , Fernanda Cristina Gonzales |
Primeiro Orientador: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
Coorientador: | Santos, Anderson Rodrigo dos |
1° Membro da banca: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
2° Membro da banca: | Santos, Anderson Rodrigo dos |
3° Membro da banca: | Lovato, Ana Cristina do Amaral |
4° Membro da banca: | Oliveira, Lisiane Inchauspe de |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, trás uma abordagem de forma sucinta, sobre possibilidades de ensino que contemplem as necessidades dos discentes na atualidade, especialmente no que se refere às comunidades periféricas, onde o desinteresse pela continuidade na formação escolar, enraizou-se permanecendo como uma triste condição cultural. A partir dessas reflexões, busca-se apresentar uma metodologia de ensino que possibilite a construção de aprendizagens significativas onde os discentes atuem como protagonistas no processo de aquisição de conhecimentos, distanciando do modelo onde o professor é emissor e o aluno receptor. Visando especialmente a participação ativa, o protagonismo juvenil, a redução da evasão escolar e um ambiente que proporcione novas perspectivas de vida a partir da motivação na continuidade da formação, que vai além da educação básica e permite a percepção da importância dos estudos para ascensão social. Incentivando sempre a construção de uma formação que reflita positivamente para além dos muros da escola. |
Resumen : | The present work of course completion, brings an approach in a succinct way, about teaching’s possibilities that meet the students necessity currently, especially concerning the peripheral communities, where the uninterest for the continuity in school education, rooted remaining as a sad cultural condition. From these reflections, we pursuit to present a teaching methodology that enables the construction of significant learning where the students act as protagonists in the knowledge's process acquisition, distancing itself from the model on which the teacher is the issuer and the student is the receiver. Aiming, especially, at the active participation, the young as protagonists, the dropout’s reduction and an environment that provides new life perspectives from the motivation to continue the education, that goes beyond basic education and enable the perception of studies importance for social ascension. Always encouraging the education's construction that reflects positively besides the school walls. |
Palabras clave : | Inclusão social Educação Oficinas de ensino Prática pedagógica Social inclusion Education Teaching workshops Pedagogical practice |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | FERREIRA, Fernanda Cristina Gonzales. Oficina de saberes: uma intervenção pedagógica para além dos muros da escola: abordagem de oficinas nas comunidades de periferias. 34 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8458 |
Fecha de publicación : | 21-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA CRISTINA GONZALES FERREIRA.pdf | Fernanda Cristina Gonzales Ferreira 2021 | 390.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.