Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8450
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação inclusiva: metodologias e práticas pedagógicas educacionais
Autor(es): Bauer, Fatima Maria da Silva
Primeiro Orientador: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
1° Membro da banca: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
2° Membro da banca: Lovato, Ana Cristina do Amaral
3° Membro da banca: Davila, Alessandra Goulart
Resumo: A pesquisa bibliográfica presente tem por objetivo analisar os estudos no campo da educação inclusiva e das metodologias e práticas pedagógicas educacionais no âmbito das instituições de ensino brasileiras. Através de referenciais teóricos, pretende constatar quais as inovações e metodologias praticadas nas instituições de ensino na contemporaneidade, além de verificar as formações dos professores para promoção de suas capacidades e habilidades nas práticas educacionais com os discentes. Promovendo o desenvolvimento intelectual e cognitivo, a autonomia e a inclusão social, com a finalidade de integração dos estudantes por meio de materiais pedagógicos e de ferramentas digitais que possibilitem aperfeiçoar a aprendizagem de modo facilitador e prazeroso. A metodologia das pesquisas apresenta análises concernentes sobre a inserção das inovações tecnológicas, modelos educacionais, práticas pedagógicas e métodos de ensino em sala de aula, considerando a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos facilitadores que colaboram na aprendizagem dos alunos com peculiaridades e limitações, além de trazerem inúmeros benefícios no âmbito educacional.
Resumen : The present bibliographical research aims to analyze the studies in the field of inclusive education and the methodologies and educational pedagogical practices within the scope of Brazilian educational institutions. Through theoretical references, it intends to find out which innovations and methodologies are practiced in educational institutions today, in addition to verifying the training of teachers to promote their abilities and skills in educational practices with students. Promoting intellectual and cognitive development, autonomy and social inclusion, with the purpose of integrating students through teaching materials and digital tools that enable them to improve learning in a facilitating and pleasurable way. The research methodology presents analyzes concerning the insertion of technological innovations, educational models, pedagogical practices and teaching methods in the classroom, considering the relevance of Information and Communication Technologies (ICT) as facilitating instruments that collaborate in the learning of students with peculiarities and limitations, in addition to bringing countless benefits in the educational field.
Palabras clave : Inclusão
Professores
Educação
Inclusion
Teachers
Education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : BAUER, Fatima Maria da Silva. Educação inclusiva: metodologias e práticas pedagógicas educacionais. 22 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8450
Fecha de publicación : 20-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FATIMA MARIA DA SILVA BAUER.pdfFatima Maria da Silva Bauer 2021504.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.