Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8444
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | A prática do docente de sociologia na educação básica e o uso de metodologias ativas |
Autor(es): | Elias, Samuel Augusto |
Primeiro Orientador: | Martins, Sidney Pires |
1° Membro da banca: | Queiroz, Darlene Camargo Gomes de |
2° Membro da banca: | Santos, Mateus José dos |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem é fruto de interações dinâmicas entre professor e aluno, ambos situados em um mundo em constante transformação. De um lado dessa relação, os alunos que são frutos dos ambientes sociais em que estão inseridos e de uma introdução cada vez maior do mesmo na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC´s); e, do outro lado, os docentes, que após a pandemia do Coronavírus, se viram na necessidade de repensar suas práticas de ensino, seja na situação extrema e atípica, seja em seu dia a dia. Assim, o artigo busca realizar um estudo da arte com o tema “metodologias ativas em sociologia” e “o uso de TDIC´s no ensino de sociologia, verificando as sugestões, possibilidades e viabilidades de uso de metodologias diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de sociologia e também a necessidade de inclusão de ferramentas tecnológicas na prática educacional. |
Resumen : | The teaching and learning process is the result of dynamic interactions between teacher and student, both situated in a world in constant transformation. On one side of this relationship, the students who are the result of the social environments in which they are inserted and of an increasing introduction of the same in the use of Information and Communication Technologies (TDIC´s); and, on the other hand, the teachers, who, after the Coronavirus pandemic, found themselves in need of rethinking their teaching practices, whether in the extreme and atypical situation, or in their daily lives. Thus, the article seeks to carry out a study of art with the theme "active methodologies in sociology" and "the use of TDIC's in teaching sociology, verifying the suggestions, possibilities and feasibility of using different methodologies in the teaching and learning process of sociology and also the need to include technological tools in educational practice. |
Palabras clave : | Ensino – Metodologia Sociologia Pandemias Tecnologia de Informação Inovações educacionais Teaching – Methodology Sociology |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Especialização em Mídia e Educação |
Citación : | ELIAS, Samuel Augusto. A prática do docente de sociologia na educação básica e o uso de metodologias ativas. 2023. 25 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8444 |
Fecha de publicación : | 25-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Mídia e Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Samuel Augusto Elias 2023.pdf | 815.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.