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Tipo: Tese
Título : A pesquisa colaborativa no processo de desenvolvimento profissional docente em tempos de ensino remoto
Otros títulos : Collaborative research in the development process teaching professional in times of remote teaching
Autor(es): Rodrigues, Laura Mendes
Primeiro Orientador: Ilha, Phillip Vilanova
Resumo: A presente tese foi realizada em um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul, com população estimada de 4.227 pessoas, o qual possuía na sua rede municipal de ensino um total de 68 professores. Neste cenário, todos os professores da rede municipal foram convidados a participar da pesquisa, sendo que 56 aceitaram participar voluntariamente. Tendo como objetivo analisar as contribuições da pesquisa colaborativa no processo de desenvolvimento profissional docente em tempos de ensino remoto, o estudo enquadrou-se nos domínios da abordagem qualitativa, caracterizado quanto aos objetivos como exploratório, tratando-se de uma pesquisa colaborativa. O percurso metodológico foi construído no transcorrer do estudo e os resultados foram apresentados na forma de três manuscritos e um artigo. A recolha dos dados se deu da seguinte forma: no primeiro e no segundo manuscrito (foi realizada entrevista semiestruturada com 15 professores selecionados dos 56 participantes, antes do início do programa de intervenções); no artigo (aplicou-se um questionário antes do inicio do programa de intervenções colaborativas e outro questinário ao final de cada intervenção, aos 56 professores participantes, bem como utilizou-se de observação, com registro em diário de campo e captura de áudio e vídeo das intervenções); no terceiro manuscrito (utilizou observação dos momentos, acontecimentos, interações, conversas, reflexões, registro no diário de campo, captura de áudio e vídeo; bem como foi aplicado questionário aos 56 professores e entrevista semiestruturada aos 15 professores selecionados dos 56 participantes, ambos ao final do programa de intervenções). Para análise dos dados referente as entrevistas, as questões abertas dos questionários, das observações do processo da pesquisa e do diário de campo utilizou-se, a análise de conteúdo. Já nas questões fechadas dos questionários e para as variáveis quantitativas do estudo foi empregada a estatística descritiva (frequências e percentuais). O primeiro manuscrito caracteriza-se por apresentar os sentimentos e percepções dos professores antes das intervenções. Os resultados deste, mostraram que os professores estavam sentindo-se inseguros, angustiados, com ansiedade e sobrecarregados diante da situação de isolamento social experenciada, sendo que o momento atípico sofrido, pode ter influenciado diretamente no modo como os professores se viam, sentiam e se sentiam enquanto profissionais. O segundo manuscrito trouxe as concepções dos professores relacionadas a profissão docente. Os resultados demonstraram que a maioria dos professores possuíam uma visão mais global, construtivista da concepção de ensinar e da concepção referente ao papel do professor, relacionando a mediador, buscando através da prática pedagógica ensinar os alunos para a vida, para o exercício da cidadania; a concepção de como se aprende a ensinar, foi vista de forma menos abrangente, relacionada as experiências vivenciadas com a prática docente. O artigo, constituiu o processo da pesquisa colaborativa com o desenvolvimento de nove intervenções formativas. Os resultados demonstraram que para os professores o desenvolvimento da pesquisa correspondeu as demandas emergentes de uma situação que lhes foi imposta, foram sendo conduzidas colaborativamente, conforme as necessidades foram sendo apresentadas, partindo dos conhecimentos prévios das experiências; propiciando desta forma, a superação de dificuldades. O manuscrito três, objetivou investigar as contribuições da pesquisa colaborativa no processo de desenvolvimento profissional docente em contexto de isolamento social. Os resultados apontaram que os professores apresentaram transformações motivacionais na prática pedagógica, nos comportamentos e condutas adotadas, na (re)construção de concepções e percepções sobre a profissão; motivando e ajudando em mudanças na prática pedagógica da maioria deles; buscando maior aproximação dos alunos; mediando o processo de ensino- aprendizagem, com foco num planejamento em habilidades e competências, com atividades problematizadoras, de pesquisas e reflexões. Por fim, conclui-se que a pesquisa colaborativa possui especificidades e potencialidades que a tornam uma estratégia facilitadora e intermediadora do processo de (res)significação de aspectos profissionais e pessoais, conduzindo ao desenvolvimento.
Resumen : The present thesis was carried out in a small municipality in the interior of Rio Grande do Sul, with an estimated population of 4,227 people, which had a total of 68 teachers in its municipal education network. In this scenario, all teachers from the municipal network were invited to participate in the research, and 56 voluntarily agreed to participate. Aiming to analyze the contributions of collaborative research in the process of teacher professional development in times of remote teaching, the study was framed in the domains of a qualitative approach, characterized in terms of objectives as exploratory, in the case of a collaborative research. The methodological course was built during the course of the study and the results were presented in the form of three manuscripts and an article. Data collection took place as follows: in the first and second manuscripts (semi-structured interviews were carried out with 15 teachers selected from the 56 participants, before the start of the intervention program); in article one (a questionnaire was applied before the beginning of the program of collaborative interventions and another questionnaire at the end of each intervention, to the 56 participating teachers, as well as observation, with field diary recording and audio capture and video of interventions); in the third manuscript (used observation of moments, events, interactions, conversations, reflections, recording in the field diary, audio and video capture; as well as a questionnaire was applied to 56 teachers and a semi-structured interview to 15 teachers selected from the 56 participants, both at the end of intervention program). To analyze the data referring to the interviews, the open questions of the questionnaires, the observations of the research process and the field diary, the content analysis proposed by Bardin (2011) was used. For the closed questions of the questionnaires and for the quantitative variables of the study, descriptive statistics (frequencies and percentages) were used. The first manuscript is characterized by presenting the teachers' feelings and perceptions before the interventions. The results of this showed that teachers were feeling insecure, distressed, anxious and overwhelmed in the face of the situation of social isolation experienced, and the atypical moment suffered may have directly influenced the way teachers saw themselves, felt as professionals. The second manuscript brought the teachers' conceptions related to the teaching profession. The results showed that most teachers had a more global, constructivist view of the concept of teaching and the concept regarding the role of the teacher, relating to the mediator, seeking through pedagogical practice to teach students for life, for the exercise of citizenship; the conception of how one learns to teach was seen in a less comprehensive way, related to the experiences lived with the teaching practice. Article one constituted the process of collaborative research with the development of nine formative interventions. The results showed that for the teachers, the development of the research corresponded to the emerging demands of a situation that was imposed on them, they were being conducted collaboratively, as the needs were presented, starting from the previous knowledge of the experiences; providing, in this way, the overcoming of difficulties. Manuscript three aimed to investigate the contributions of collaborative research in the process of teacher professional development in a context of social isolation. The results showed that the teachers presented motivational transformations in the pedagogical practice, in the behaviors and behaviors adopted, in the (re)construction of conceptions and perceptions about the profession; motivated and helped in changes in the pedagogical practice of most of them; seeking greater approximation of students; mediating the teaching-learning process, focusing on planning skills and competences, with problem-solving, research and reflection activities. Finally, it is concluded that collaborative research has specificities and potentialities that make it a facilitator and intermediary in the process of (re)signification of professional and personal aspects, leading to the professional development of teacher .
Palabras clave : Collaborative Research
Teacher Professional Development
Continuing teacher training
Pesquisa Colaborativa
Desenvolvimento Profissional Docente
Formação Continuada de Professores
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citación : FUMAGALLI, Laura Mendes Rodrigues. A pesquisa colaborativa no processo de desenvolvimento profissional docente em tempos de ensino remoto. 172 p. Tese (Doutorado em Educação em ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8398
Fecha de publicación : 2022
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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LAURA MENDES RODRIGUES FUMAGALLI.pdf
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