Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8372
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Análise do processo investigativo a partir de proposições orientadas de problemas no ensino de acústica |
Autor(es): | Freitas, Graciela de Lima |
Primeiro Orientador: | Paulo Henrique dos Santos, Sartori |
1° Membro da banca: | Wagner, Caroline |
2° Membro da banca: | Goi, Mara Elisângela Jappe |
Resumo: | O presente estudo trata de uma proposta no âmbito do Ensino de Física, sobre o tema “Estudo do Som”. Neste trabalho é discutido o papel das atividades experimentais investigativas em sala de aula relacionadas à Física. Foi analisado como os alunos, do terceiro ano do Ensino Médio Integrado de uma escola pública do município de Caçapava do Sul – RS, se apropriam e interagem com o processo de investigação e quais as relações empíricas que eles inferem nesse tipo de atividade. Constatou-se que o grupo de alunos realizou o que chamamos de Proposições Orientadas de Problemas de forma autônoma, colaborativa e criteriosa. Apresentaram a capacidade de refletir criticamente sobre o processo, denotando um saber-fazer muito próximo ao que se esperaria de uma abordagem típica de investigações científicas, obtendo relações empíricas pertinentes às diversas situações enfrentadas. |
Abstract: | The present study deals with a proposal in the field of Physics Teaching, on the theme "Sound Study". In this paper the role of experimental research activities in the classroom related to physics is discussed. It was analyzed how students of the third year of the Integrated High School in a public school in the municipality of Caçapava do Sul - RS appropriate and interact with the research process and what empirical relationships they infer in this type of activity. It was verified that the group of students accomplished what we call Problems Oriented Propositions in an autonomous, collaborative and careful way. They presented the capacity to reflect critically on the process, denoting a know-how very close to what would be expected of a typical approach of scientific investigations, obtaining empirical relations pertinent to the different situations faced. |
Palavras-chave: | Atividades Investigativas Experimentação Estudo do Som Investigative Activities Experimentation Sound Study |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Curso: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição |
Citação: | FREITAS, Graciela de Lima. Análise do processo investigativo a partir de proposições orientadas de problemas no ensino de acústica. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8372 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Graciela de Lima Freitas - 2018.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica. | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.