Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8372
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Análise do processo investigativo a partir de proposições orientadas de problemas no ensino de acústica
Autor(es): Freitas, Graciela de Lima
Primeiro Orientador: Paulo Henrique dos Santos, Sartori
1° Membro da banca: Wagner, Caroline
2° Membro da banca: Goi, Mara Elisângela Jappe
Resumo: O presente estudo trata de uma proposta no âmbito do Ensino de Física, sobre o tema “Estudo do Som”. Neste trabalho é discutido o papel das atividades experimentais investigativas em sala de aula relacionadas à Física. Foi analisado como os alunos, do terceiro ano do Ensino Médio Integrado de uma escola pública do município de Caçapava do Sul – RS, se apropriam e interagem com o processo de investigação e quais as relações empíricas que eles inferem nesse tipo de atividade. Constatou-se que o grupo de alunos realizou o que chamamos de Proposições Orientadas de Problemas de forma autônoma, colaborativa e criteriosa. Apresentaram a capacidade de refletir criticamente sobre o processo, denotando um saber-fazer muito próximo ao que se esperaria de uma abordagem típica de investigações científicas, obtendo relações empíricas pertinentes às diversas situações enfrentadas.
Abstract: The present study deals with a proposal in the field of Physics Teaching, on the theme "Sound Study". In this paper the role of experimental research activities in the classroom related to physics is discussed. It was analyzed how students of the third year of the Integrated High School in a public school in the municipality of Caçapava do Sul - RS appropriate and interact with the research process and what empirical relationships they infer in this type of activity. It was verified that the group of students accomplished what we call Problems Oriented Propositions in an autonomous, collaborative and careful way. They presented the capacity to reflect critically on the process, denoting a know-how very close to what would be expected of a typical approach of scientific investigations, obtaining empirical relations pertinent to the different situations faced.
Palavras-chave: Atividades Investigativas
Experimentação
Estudo do Som
Investigative Activities
Experimentation
Sound Study
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Curso: Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição
Citação: FREITAS, Graciela de Lima. Análise do processo investigativo a partir de proposições orientadas de problemas no ensino de acústica. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8372
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Científica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graciela de Lima Freitas - 2018.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica.2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.