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dc.contributor.advisor1Alves, Simone Silva-
dc.creatorPacheco, Janice da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-25T16:39:35Z-
dc.date.available2023-05-23-
dc.date.available2023-05-25T16:39:35Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationPACHECO, Janice da Silva. Formação de professores para a educação das relações étnico-raciais: contribuições do cinema negro. 131 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8365-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação da relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCinema negropt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEducación de las relaciones étnico-racialespt_BR
dc.subjectCine negropt_BR
dc.subjectEducación antirracistapt_BR
dc.subjectFormación continua del profesoradopt_BR
dc.titleFormação de professores para a educação das relações étnico-raciais: contribuições do cinema negropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor2Machado, Juliana Brandão-
dc.contributor.referee1Machado, Juliana Brandão-
dc.contributor.referee2Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva-
dc.contributor.referee3Meinerz, Carla Beatriz-
dc.contributor.referee4Selbach, Paula Trindade da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste relatório crítico-reflexivo é o resultado de uma pesquisa-intervenção formação de professores para a educação das relações étnico-raciais e a contribuição do cinema negro. A questão investigativa que orientou o estudo foi: Como os filmes do cinema negro podem contribuir para a formação de professores para uma educação antirracista? E, como objetivo geral: desenvolver e analisar uma formação continuada de professores apresentando o cinema negro como elemento para a construção de uma educação antirracista no município de canoas/RS, Adotou-se a pesquisa-intervenção realizada com professores da Rede de Ensino Municipal de Canoas/RS. Foram realizados quatro encontros síncronos de formação, através do Google Meet, devido à epidemia do Coronavírus. Organizou-se as análises da pesquisa-intervenção, mostrando as contribuições das legislações e políticas públicas educacionais para a educação das relações étnico-raciais e o cinema negro. E ainda categorizando a intervenção em quatro fases: negação, confronto. imersão e autonomia. Destaca-se que a formação possibilitou a discussão de práticas pedagógicas com o cinema negro, mostrando a necessidade de discussões sobre conceitos quanto a raça, etnia e legislação sobre a ERER. E, ainda, aponta-se que a formação continuada é importante para o professor, para que reflita sobre sua prática, as aprendizagens dos alunos e o seu exercício profissional de modo a efetivamente contribuir para uma educação antirracista.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste informe crítico-reflexivo es el resultado de una investigación-intervención sobre la formación docente para la educación de las relaciones étnico-raciales y el aporte del cine negro. La pregunta de investigación que guió el estudio fue: ¿Cómo pueden contribuir las películas de cine negro a la formación de docentes para una educación antirracista? Y, como objetivo general: desarrollar y analizar una formación continua de profesores presentando el cine negro como elemento para la construcción de una educación antirracista en el municipio de canoas/RS Canoas/RS. Se realizaron cuatro reuniones de capacitación sincrónicas, a través de Google Meet, debido a la epidemia de Coronavirus. Se organizó el análisis de la investigación-intervención, mostrando los aportes de la legislación educativa y las políticas públicas para la educación de las relaciones étnico-raciales y el cine negro. Y aún categorizando la intervención en cuatro fases: negación, confrontación. inmersión y autonomía. Se destaca que la capacitación posibilitó la discusión de prácticas pedagógicas con cine negro, mostrando la necesidad de discusiones sobre conceptos de raza, etnia y legislación sobre la ERER. Y sin embargo, se señala que la formación continua es importante para los docentes, para que reflexionen sobre su práctica, el aprendizaje de los estudiantes y su ejercicio profesional para contribuir efectivamente a una educación antirracista.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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