???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8365
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Simone Silva | - |
dc.creator | Pacheco, Janice da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T16:39:35Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23 | - |
dc.date.available | 2023-05-25T16:39:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Janice da Silva. Formação de professores para a educação das relações étnico-raciais: contribuições do cinema negro. 131 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8365 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação da relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Cinema negro | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Educación de las relaciones étnico-raciales | pt_BR |
dc.subject | Cine negro | pt_BR |
dc.subject | Educación antirracista | pt_BR |
dc.subject | Formación continua del profesorado | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para a educação das relações étnico-raciais: contribuições do cinema negro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Machado, Juliana Brandão | - |
dc.contributor.referee1 | Machado, Juliana Brandão | - |
dc.contributor.referee2 | Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Meinerz, Carla Beatriz | - |
dc.contributor.referee4 | Selbach, Paula Trindade da Silva | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relatório crítico-reflexivo é o resultado de uma pesquisa-intervenção formação de professores para a educação das relações étnico-raciais e a contribuição do cinema negro. A questão investigativa que orientou o estudo foi: Como os filmes do cinema negro podem contribuir para a formação de professores para uma educação antirracista? E, como objetivo geral: desenvolver e analisar uma formação continuada de professores apresentando o cinema negro como elemento para a construção de uma educação antirracista no município de canoas/RS, Adotou-se a pesquisa-intervenção realizada com professores da Rede de Ensino Municipal de Canoas/RS. Foram realizados quatro encontros síncronos de formação, através do Google Meet, devido à epidemia do Coronavírus. Organizou-se as análises da pesquisa-intervenção, mostrando as contribuições das legislações e políticas públicas educacionais para a educação das relações étnico-raciais e o cinema negro. E ainda categorizando a intervenção em quatro fases: negação, confronto. imersão e autonomia. Destaca-se que a formação possibilitou a discussão de práticas pedagógicas com o cinema negro, mostrando a necessidade de discussões sobre conceitos quanto a raça, etnia e legislação sobre a ERER. E, ainda, aponta-se que a formação continuada é importante para o professor, para que reflita sobre sua prática, as aprendizagens dos alunos e o seu exercício profissional de modo a efetivamente contribuir para uma educação antirracista. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | Este informe crítico-reflexivo es el resultado de una investigación-intervención sobre la formación docente para la educación de las relaciones étnico-raciales y el aporte del cine negro. La pregunta de investigación que guió el estudio fue: ¿Cómo pueden contribuir las películas de cine negro a la formación de docentes para una educación antirracista? Y, como objetivo general: desarrollar y analizar una formación continua de profesores presentando el cine negro como elemento para la construcción de una educación antirracista en el municipio de canoas/RS Canoas/RS. Se realizaron cuatro reuniones de capacitación sincrónicas, a través de Google Meet, debido a la epidemia de Coronavirus. Se organizó el análisis de la investigación-intervención, mostrando los aportes de la legislación educativa y las políticas públicas para la educación de las relaciones étnico-raciales y el cine negro. Y aún categorizando la intervención en cuatro fases: negación, confrontación. inmersión y autonomía. Se destaca que la capacitación posibilitó la discusión de prácticas pedagógicas con cine negro, mostrando la necesidad de discusiones sobre conceptos de raza, etnia y legislación sobre la ERER. Y sin embargo, se señala que la formación continua es importante para los docentes, para que reflexionen sobre su práctica, el aprendizaje de los estudiantes y su ejercicio profesional para contribuir efectivamente a una educación antirracista. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Janice da Silva Pacheco.pdf | Janice da Silva Pacheco 2023 | 22.7 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???