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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BNCC, ensino remoto e pandemia: reflexões sobre o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Mendonça, Darlene Santos da Rosa
Primeiro Orientador: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
Coorientador: Santos, Anderson dos
1° Membro da banca: Alvarez , Isaphi Marlene Jardim
2° Membro da banca: Lovato, Ana Cristina do Amaral
3° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral “analisar através de um questionário quais foram as novas metodologias e alternativas que os professores buscaram para que o ensino tenha continuidade, reinventando suas práticas frente às novas demandas tecnológicas para o ensino da língua portuguesa”. Para tanto essa pesquisa está ancorada principalmente nos referenciais teóricos deMorán (2015), BNCC (2017), Silva (2020).Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se uma metodologia qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado. Dentre os resultados da pesquisa destaca-se: a) a falta de conhecimento dos professores na utilização da plataforma usada para ministrar as aulas, foi uma das dificuldades verificadas; b) a maioria dos professores concorda que não há uma preparação do corpo docente e nem da estrutura escolar para uma utilização mais aprofundada das tecnologias disponíveis para a educação. A análise dos resultados mostrou que a maioria das entrevistadas utiliza as redes sociais para o contato com o aluno, e que a utilização de tecnologias no ensino de língua portuguesa não foi viável, já que os alunos não participavam das aulas e os professores tinham dificuldades de avaliá-los.
Abstract: This research had as general objective “to analyze, through a questionnaire, which were the new methodologies and alternatives that the teachers searched for the teaching to have continuity, reinventing their practices in face of the new technological demands for the teaching of the Portuguese language”. Therefore, this research is mainly anchored in the theoretical references of Morán (2015), BNCC (2017), Silva (2020). For the development of this research, a qualitative methodology was used and data collection was carried out through a structured questionnaire. Among the research results, the following stand out: a) the lack of knowledge of teachers in using the platform used to teach classes was one of the difficulties verified; b) most teachers agree that there is no preparation of the teaching staff or the school structure for a deeper use of available technologies for education. The analysis of the results showed that most interviewees use social networks to contact the student, and that the use of technologies in Portuguese language teaching was not viable, as students did not participate in classes and teachers had difficulties in rate them.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Ensino Remoto
Coronavírus - Covid-19
Tecnologias da informação e comunicação - TIC’s
Common National Curriculum Base - BNCC
Remote Teaching
Coronavirus - Covid-19
Information and communication technologies - TIC's
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: MENDONÇA, Darlene Santos da Rosa. BNCC, ensino remoto e pandemia: reflexões sobre o ensino de lingua portuguesa. 25 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8358
Data do documento: 21-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

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