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Tipo: Monografia de Especialização
Título : Estudo do software livre: aprendizagem baseada em projetos na educação profissional e tecnológica da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Autor(es): Gonçalves, Maurício Moraes
Primeiro Orientador: Laner, Vinícius Ferreira
1° Membro da banca: Machado, Gabriella Eldereti
2° Membro da banca: Queiroz, Darlene Camargo Gomes de
Resumo: Os recursos educacionais, baseados em tecnologia da informação, encontram-se cada vez mais presentes no mundo da educação. Elaborar projetos de ensino, utilizando tecnologias aproxima o aluno cada vez mais dos desafios a serem encontrados no mundo do trabalho. A implantação de sistemas baseados em software livre - SL, além de libertar as instituições de ensino de problemas administrativos e jurídicos, faz com que o educador possibilite que os alunos possam explorar tais recursos educacionais sem qualquer prejuízo técnico ou pedagógico. Para atender esta demanda, que é uma premissa muito requisitada no mundo do trabalho, elaboramos um estudo sobre a implantação de software livre em instituições da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul - RS que ofereçam cursos na Educação Profissional e Tecnológica - EPT no Eixo de Comunicação e Informação. Este estudo é resultado de uma análise qualitativa de documento, em que a pesquisa obedece à legislação vigente no Estado do Rio Grande do Sul, que versa sobre o uso de software livre em órgãos públicos estaduais. Serão apresentadas soluções simples, como sistemas operacionais, aplicativos para edição de texto, edição de planilhas, edição de apresentações eletrônicas, entre outros. Mostraremos um breve contexto histórico do software livre, tipos de licenças, arquiteturas de sistemas operacionais, possibilidade de reaproveitamento de computadores antigos, obedecendo às normas da TI Verde e inclusão digital, bem como possíveis investimentos em melhoria de equipamentos, quebra de paradigmas referente à incompatibilidade de hardware, entre outros pontos pertinentes. Ao final, faremos a exposição de nossas considerações finais, em que se pesam uma análise do atual cenário do SL na EPT do RS, bem como a viabilidade ou não da continuidade deste projeto de pesquisa.
Resumen : Educational resources, based on information technology, are increasingly present in the world of education. Elaborating teaching projects using technologies brings the student closer and closer to the challenges to be found in the world of work. The implementation of systems based on free software - FS, besides freeing educational institutions from administrative and legal problems, makes it possible for the educator to allow students to explore such educational resources without any technical or pedagogical prejudice. To meet this demand, which is a much requested premise in the world of work, we conducted a study on the implementation of free software in institutions of the state education network of the State of Rio Grande do Sul - RS that offer courses in Professional and Technological Education - EPT in the Communication and Information axis. This study is the result of a qualitative document analysis, in which the research obeys the current legislation in the State of Rio Grande do Sul, that verses about the use of free software in state public organs. Simple solutions will be presented, such as operational systems, applications for text editing, spreadsheet editing, and electronic presentation editing, among others. We will show a brief historical context of free software, types of licenses, operating system architectures, the possibility of reusing old computers, obeying the norms of Green IT and digital inclusion, as well as possible investments in improving equipment, breaking paradigms regarding hardware incompatibility, among other pertinent points. At the end, we will present our final considerations, which include an analysis of the current FS scenario in the RS EPT, as well as the feasibility or not of continuing this research project.
Palabras clave : Educação
Aprendizagem
Software Livre
Autonomia escolar
Inovações tecnológicas
Ensino - Meios auxiliares
Education
Apprenticeship
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citación : GONÇALVES, Maurício Moraes. Estudo do software livre: aprendizagem baseada em projetos na educação profissional e tecnológica da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. 2023. 38 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8353
Fecha de publicación : 1-abr-2023
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídia e Educação

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