Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8329
Tipo: | Dissertação |
Título : | Uma querência entre acordes: práticas comunicacionais no peitaço da composição regional e a constituição de uma comunidade criativa |
Autor(es): | Lalis, Matheus Bernardes Paim |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Luciana Menezes |
Coorientador: | Guindani, Joel Felipe |
1° Membro da banca: | Baccin, Alciane Nolibos |
2° Membro da banca: | Ferreira, Clarissa Figueiró |
Resumo: | A presente dissertação propõe a abordagem do conceito de Comunidade Criativa, relacionando-o ao campo da Indústria Criativa, analisando como a comunicação contribui na constituição de uma comunidade. O objeto do estudo é o Peitaço da Composição Regional, festival que nasce de um movimento de mulheres artistas que se reúnem visando a produção criativa, e cujas repercussões manifestam-se diretamente sobre a geração de propriedade intelectual e no estímulo à maior participação de mulheres compositoras na música regional gaúcha. O objetivo geral deste estudo visa compreender de que forma a comunicação pode contribuir na constituição de uma comunidade criativa no movimento Peitaço da Composição Regional. Os objetivos específicos são: trazer o conceito de Comunidade Criativa para a área da Indústria Criativa; mapear as fases da música regional gaúcha e a inserção das mulheres nesse movimento; identificar de que modo o ambiente criado no 1º Peitaço promove a criatividade; analisar as percepções das integrantes do Movimento Peitaço acerca do seu papel enquanto comunidade criativa. Para tanto, foi utilizada uma triangulação de técnicas metodológicas a partir das pesquisas bibliográfica, documental, e análise qualitativa, com aplicação de questionários e entrevistas baseadas na abordagem pragmatista estimulada pelo problema e o objeto de pesquisa, visando seu entendimento e possibilidades enquanto ação comunicativa. Os resultados identificados evidenciaram que o Peitaço da Composição Regional promove um espaço que permitiu às mulheres liberdade e estímulo para compor, a partir de laços formados pelas integrantes por meio do uso da comunicação, por dividirem características, causas e objetivos afins, que propiciaram o sentimento de pertencimento ao movimento. O estudo considera o Peitaço uma comunidade criativa que, pelo uso da criatividade, busca resolver um problema ou questão comum ao grupo - a escassa presença de mulheres compositoras na música gaúcha -, estabelecendo a comunicação como contribuidora para a constituição de uma comunidade ao estabelecer processos comunicacionais que resultam na geração de produtos ou processos resultantes da criatividade. |
Resumen : | The present dissertation proposes an approach to the concept of Creative Community, relating it to the field of the Creative Industry, analyzing how communication contributes to the constitution of a community. The object of the study is the Peitaço da Composition Regional, a festival that was born out of a movement of women artists who come together with a view to creative production, and whose repercussions are directly manifested on the generation of intellectual property and on encouraging greater participation of women composers in gaucho regional music. The general objective of this study is to understand how communication can contribute to the constitution of a creative community in the Peitaço movement of Regional Composition. The specific objectives are: to bring the Creative Community concept to the Creative Industry area; map the phases of gaucho regional music and the insertion of women in this movement; identify how the environment created in the 1st Peitaço promotes creativity; to analyze the perceptions of Movimento Peitaço members about their role as a creative community. For that, a triangulation of methodological techniques was used from bibliographical research, documental and qualitative analysis, with the application of questionnaires and interviews based on the pragmatist approach stimulated by the problem and the research object, aiming at its understanding and possibilities as a communicative action. The results identified showed that the Peitaço da Composition Regional promotes a space that allowed women freedom and encouragement to compose, based on the bonds formed by the members through the use of communication, by sharing characteristics, causes and related objectives, which led to the feeling belonging to the movement. The study considers Peitaço a creative community that, through the use of creativity, seeks to solve a problem or issue common to the group - the scarce presence of women composers in Rio Grande do Sul music -, establishing communication as a contributor to the constitution of a community by establishing processes communication processes that result in the generation of products or processes resulting from creativity. |
Palabras clave : | Comunicação Festivais de música Cultura Mulheres na música Gaúchos na arte Regionalismo na música Peitaço da Composição Regional (Festival) Communication Music festivals |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa |
Citación : | LALIS, Matheus Bernardes Paim. Uma querência entre acordes: práticas comunicacionais no peitaço da composição regional e a constituição de uma comunidade criativa. 2023. 215 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8329 |
Fecha de publicación : | 5-abr-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus Bernardes Paim Lalis 2023.pdf | 3.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.