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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8243
Tipo: | Dissertação |
Título : | Oficinas pedagógicas como processo formativo em gamificação: percepções sobre as contribuições para a prática docente |
Otros títulos : | Pedagogical worksops as a training process in gamification: perceptions about contributions to teaching practice |
Autor(es): | Gonçalves, Nathalie Suelen do Amaral |
Primeiro Orientador: | Machado, Michel Mansur |
Coorientador: | Ilha, Phillip Vilanova |
Resumo: | A gamificação busca explorar alguns elementos que os designers de jogos utilizam para engajar e motivar jogadores, e as aplica em experiências que não são jogos. Os mesmos benefícios constatados em jogadores no ato de jogar, são também verificados em alunos que participam de experiências gamificadas na área educacional. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar o desenvolvimento de oficinas pedagógicas como processo formativo em gamificação e sua contribuição para a prática docente. O presente estudo foi desenvolvido em uma escola pública municipal de ensino fundamental, e caracteriza-se de acordo com seus objetivos como uma pesquisa descritiva e exploratória, e quanto ao método, como uma pesquisa de intervenção pedagógica. O percurso metodológico constituiu-se de três etapas. Na primeira, se buscou descrever o contexto da escola e identificar as concepções e práticas referentes à recursos tecnológicos. Na segunda investigou-se o perfil dos professores e concepções a respeito da gamificação, bem como se promoveu oficinas pedagógicas sobre gamificação. Na terceira e última etapa se buscou analisar as percepções dos professores sobre a formação. Os resultados foram apresentados na forma de dois manuscritos. No primeiro manuscrito os resultados indicaram que a escola possui uma estrutura tecnológica limitada, ao passo que o entendimento dos professores sobre recursos tecnológicos é restrito, remetendo mais às ferramentas digitais e às novas tecnologias. Também se verificou que nas suas práticas pedagógicas, os professores utilizam recursos diversificados, porém, com a finalidade de ilustrar o conteúdo, e mostrá-lo de uma forma diferente. No segundo manuscrito os resultados mostraram que os professores avaliaram as oficinas pedagógicas como pertinentes na aquisição de conhecimentos sobre o tema, bem como consideram que pretendem planejar e aplicar atividades com gamificação em suas aulas, visando promover a aprendizagem com engajamento e motivação. Por fim, concluímos que as oficinas pedagógicas desenvolvidas foram relevantes, ao passo que apresentou alternativas possíveis de serem realizadas dentro da realidade da escola e de sua comunidade. |
Resumen : | Gamification seeks to explore some elements that game designers use to engage and motivate players, and apply them to non-game experiences. The same benefits found in players in the act of playing are also verified in students who participate in gamified experiences in the educational area. Thus, the main objective of this research was to investigate the development of pedagogical workshops as a training process in gamification and its contribution to teaching practice. The present study was developed in a municipal public elementary school, and is characterized according to its objectives as a descriptive and exploratory research, and as to the method, as a pedagogical intervention research. The methodological course consisted of three stages. In the first, we sought to describe the context of the school and identify the concepts and practices related to technological resources. In the second, the profile of teachers and conceptions about gamification were investigated, as well as pedagogical workshops on gamification were promoted. In the third and last stage, we sought to analyze the perceptions of teachers about the formation. Therefore, the results were presented in the form of two manuscripts. In the first manuscript, the results indicated that the school has a limited technological structure, while teachers' understanding of technological resources is restricted, referring more to digital tools and new technologies. It was also found that in their pedagogical practices, teachers use diversified resources, however, with the purpose of illustrating the content, and showing it in a different way. In the second manuscript, the results showed that the teachers evaluated the pedagogical workshops as useful in acquiring knowledge on the subject, as well as considering that they intend to plan and apply activities with gamification in their classes, aiming to promote learning with engagement and motivation. Finally, we conclude that the pedagogical workshops was relevant, while it presented possible alternatives to be carried out within the reality of the school and its Community. |
Palabras clave : | Gamification Pedagogical Workshops Technological Resources Technologies Gamificação Oficinas Pedagógicas Recursos Tecnológicos Tecnologias |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citación : | GONÇALVES, Nathalie Suelen do Amaral. Oficinas pedagógicas como processo formativo em gamificação: percepções sobre as contribuições para a prática docente. 107 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8243 |
Fecha de publicación : | 2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
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NATHALIE SUELEN DO AMARAL GONÇALVES ate AGO 2023.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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