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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Desenvolvimento de um controlador de carga para gerador síncrono de ímãs permanentes acoplado à bicicleta ergométrica
Autor(es): Machado, Rodrigo Buroni
Primeiro Orientador: Nascimento, Carlos Sonier Cardoso do
Coorientador: Parizzi, Jocemar Biasi
1° Membro da banca: Nascimento, Carlos Sonier Cardoso do
2° Membro da banca: Parizzi, Jocemar Biasi
3° Membro da banca: Tomm, Fábio Luis
Resumo: Em bicicletas ergométricas toda a energia imposta pelo usuário é transformada em calor e ruído, e nada mais. A literatura nos mostra a viabilidade da geração de energia através de bicicletas ergométricas, entretanto os procedimentos adotados alteraram o funcionamento convencional do equipamento. Neste presente trabalho utilizou-se um gerador síncrono trifásico de ímãs permanentes acoplado a uma bicicleta convencional, e conversores estáticos (retificador e BUCK) para administrar a energia que é direcionada para uma carga resistiva. O desenvolvimento do controlador de carga adveio, primordialmente, do método PDCA (Plan, Do, Check, Act), com objetivo de viabilizar a geração de energia através de bicicletas ergométricas sem afetar seu comportamento padrão, além de propor um outro modo de operação que busca o ponto de máxima potência do usuário, através da técnica de perturbar e observar. Mediante ensaios, comprova-se que o sistema replicou com confiabilidade a operação costumeira da bicicleta, e obteve-se dados respectivos ao comportamento da potência de saída do gerador de acordo com a velocidade na entrada e a variação da carga. Ademais, o novo modo mostrou-se promissor mediante os resultados dos ensaios, encontrando recorrentemente o ponto de máxima potência, que demonstra a atuação correta do buscador. Este controlador alicerça os pilares para novos métodos de operação que se adéquem mais às vontades do usuário, sem perder o modo convencional.
Resumen : In exercise bikes all the energy imposed by the user is tranformed in heat and noise, nothing more. The literature show us the viability of generating energy through exercise bicycles, nevertheless, the procedures adopted altered the conventional operation of the equipment. This work used a trifasic syncronous generator of permanent magnets acopled to a conventional bicycle, and static conversors (retificator and BUCK) to manage the energy that is directioned to a resistive charge. The development of the charge controller came, primarily, from the PDCA method (Plan, Do, Check, Act), with the goal of provide de means to energy generation through ergometric bicycles without affect your standard behavior, in addition to proposing another method of operation that seeks the maximum power point of the user, through the technique of disturbing and observing. Through tests, it is proven that the system reliably replicated the bicycle’s usual operation, and data were obtained regarding the behavior of the generator’s output power according to the input speed and load variation. Likewise, the new mode showed promise based on the results of the tests, repeatedly finding the maximum power point, which demonstrates the correct performance of the search engine. This controller lays the foundations for new methods of operation that are more suited to the user’s wishes, without losing the conventional mode.
Palabras clave : Bicicleta ergométrica
Controlador de carga
Conversor CC/CC
Conversor estático
Gerador síncrono
Exercise bikes
Harge controller
DC/DC converter
Static converter
Synchronous generator
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : MACHADO, Rodrigo Buroni. Desenvolvimento de um controlador de carga para gerador síncrono de ímãs permanentes acoplado à bicicleta ergométrica. 57 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8236
Fecha de publicación : 16-ago-2022
Aparece en las colecciones: Engenharia de Energias Renováveis e de Ambiente

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