???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8233
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estudo da evolução da realidade virtual e realidade aumentada no ensino de ciências no Brasil
metadata.dc.title.alternative: Study of the evolution of virtual reality and reality increased in science teaching in Brazil
Autor(es): Araújo, Gabriel Santana de
Primeiro Orientador: Alves, Elenilson Freitas
Resumo: Conforme dito pelo Horizon Reports em 2007, e se repetindo em 2016, como uma tecnologia pronta para transformar a educação, a Realidade Virtual e Aumentada tem imensa capacidade para o ensino. Ao analisar as primeiras pesquisas publicadas no Brasil, em 1996, com inúmeras teses, dissertações e artigos seguindo após estes primórdios, foi comprovada sua viabilidade e efetividade em sala de aula, oferecendo maior interatividade, subjetividade e por consequência melhores resultados no ensino. Porém, mesmo com esforços de pesquisadores como Romero Tori e Márcio Sarroglia Pinho para difundir esta tecnologia, esta não foi absorvida nos ambientes de ensino. Visando compreender os motivos por não ter alcançado os centros educacionais brasileiros, este trabalho busca entender a evolução da pesquisa da Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Ensino de Ciências no Brasil nos últimos dez anos a partir de uma revisão bibliográfica das pesquisas realizadas neste período. Com isso, é possível construir uma visão panorâmica, permitindo a criação e análise de como estas pesquisas influenciaram o meio educacional e se realmente existiu uma maior aplicação destas tecnologias ao longo dos anos. Para a realização desta pesquisa foi utilizado como banco de dados o Google Acadêmico, utilizando as seguintes palavras-chave: realidade virtual; realidade aumentada; ensino de ciências; Brasil. No total foram analisadas 259 pesquisas, sendo elas incluídas a partir da quantidade de discussão existente sobre RV e RA; sendo elas excluídas a partir de fatores como a sua não aplicação no Brasil e a falta de aplicação no Ensino de Ciências. Após estes critérios de exclusão e inclusão, foram selecionadas 53 pesquisas para a formulação deste escrito.
Abstract: As said by the Horizon Reports in 2007, and repeating itself in 2016, as a technology ready to transform education, Virtual and Augmented Reality has a terrific capacity for teaching. By analysing the primordial researches (in 1996) in Brazil, those followed by countless thesis, dissertations and articles, since then it was proven the viability and effectiveness in the classroom, providing more interactivity, subjectivity and by proxy better results in teaching. Even with the efforts of Romero Tori and Márcio Sarroglia Pinho to spread this tech, it still isn’t used by the educational sector. Looking to understand the reasons for it not being used by educational brazilian peers, this investigation aims to understand the evolution of the research of Virtual and Augmented Reality in Science Teaching in Brazil in the last ten years by doing a literature review of it. With that being done it is possible to create a panoramic view of the current situation, allowing to create and analyse how those researches influenced the educational sector and if it was more used throughout the years. The platform utilised as a . For the development of this research 259 papers were analysed, with those being included due its sheer quantity of discussion about AR and VR; with those being excluded by analysing factors as, being a Brazilian research and its development being in Science Education. After those criteria 53 papers were selected for the development of this research.
metadata.dc.subject: Virtual and augmented reality
Education
Nature Sciences
Realidade virtual e aumentada
Ensino
Ciências da Natureza
Educação
Natural sciences
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: ARAÚJO, Gabriel Santana de. Estudo da evolução da realidade virtual e realidade aumentada no ensino de ciências no Brasil. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8233
metadata.dc.date.issued: 2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GABRIEL SANTANA DE ARAÚJO.pdf417.54 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???