???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8232
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Formação continuada na (re)construção identitária de uma professora de inglês como língua adicional: um estudo autoetnográfico
Autor(es): Jung, Greice Neri
Primeiro Orientador: Oliveira, Luciani Salcedo de
1° Membro da banca: Oliveira, Luciani Salcedo de
2° Membro da banca: Reichmann, Carla Lynn
3° Membro da banca: Dutra, Eduardo de Oliveira
Resumo: A formação de professores(as) de inglês como língua adicional (ILA) é um grande desafio e tem sido objeto de investigação de muitos(as) estudos nas últimas décadas (CELANI, 1989; CELANI; MAGALHÃES, 2002; CELANI; COLLINS, 2003; MALATÉR, 2008; PEREIRA; OLIVEIRA, 2014; OLIVEIRA, 2022, entre outros). O inglês, além da sua função comunicativa, tem sido pensado como ferramenta crítica e participativa na sociedade. Diante desse cenário, surge a necessidade de redesenhar-se contextos de formação docente, visando auxiliar professores(as) dessa língua a (re)construírem-se identitariamente e dar conta das demandas atuais da profissão. Fruto de uma pesquisa de cunho autoetnográfico (CHANG, 2007; VERSIANI, 2002), realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (MPEL) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé, este trabalho foi desenvolvido no campo da Linguística Aplicada (HEBERLE, 2000; MOITA LOPES, 1996) e é de caráter qualitativo. O mesmo dedica-se à apresentação de uma narrativa que aborda como a experiência de Formação Continuada (GATTI, 2008), no contexto do MPEL da UNIPAMPA, mobilizou o percurso formativo da professora/pesquisadora na sua (re)construção identitária profissional e na elaboração de um produto pedagógico, o qual foi desenvolvido a partir dos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso (ACD) defendida por Fairclough (2001) e do conceito de identidade proposto por Norton (2000). O produto pedagógico apresenta-se em formato de um scrapbook digital, intitulado Online Scrapbook for English Teachers: creating and sharing memories e propõe aos interessados(as) questões que os(as) permitam refletir acerca de suas trajetórias pessoais e profissionais. A pesquisa teve como objetivo principal discutir a formação continuada de professores(as) de ILA através do viés metodológico da autoetnografia, ao tomar por base dados que emergem de situações vivenciadas pela professora-pesquisadora. Visando atender aos objetivos de pesquisa e disponibilizar aos(às) professores(as) um produto pedagógico que contemple questões identitárias, investigaram-se possibilidades formativas e suas contribuições para a (re)construção profissional de docentes de ILA no contexto educacional brasileiro. Analisaram-se, ainda, alguns dos documentos oficiais que tratam sobre formação de professores(as) no Brasil. Em relação aos resultados, pode-se dizer que a experiência de formação continuada no MPEL influenciou na reflexão crítica acerca da necessidade de novas práticas em contextos formativos de professores(as), sendo a educação de quem educa um direito previsto em lei e uma demanda da classe. Assim, reitera-se a certeza de que a professora-pesquisadora leva deste estudo aprendizagens transformadoras a respeito do seu próprio processo formativo e da relevância da formação continuada na vida e na carreira de professores(as) de ILA.
Abstract: The education of teachers of English as an additional language is a big challenge and has been object of many studies in the last decades (CELANI, 1989; CELANI; MAGALHÃES, 2002; CELANI; COLLINS, 2003; MALATÉR, 2008; PEREIRA; OLIVEIRA, 2014; OLIVEIRA, 2022, among others). English Language, besides its communicative function, has been thought as a critical and participative tool in society. Considering this scenario, the need of redesigning teachers' education contexts arises, aiming to help these professionals reconstruct their identities and deal with the present demands of their job. The present work is the result of an autoethnographic research (CHANG, 2007; VERSIANI, 2002) carried out in the context of the Professional Master's Degree in Language Teaching at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA)/ Campus Bagé. It was developed in the field of Applied Linguistics (HEBERLE, 2000; MOITA LOPES, 1996) and has a qualitative nature. It dedicates itself to the presentation of a narrative that addresses how the experience of Continuing Education (GATTI, 2008) in the Master’s Degree Program mobilized the teacher/ researcher’s path in the construction of a pedagogical product, which was developed taking into consideration the theoretical concepts of the Critical Discourse Analysis defended by Fairclough (2001) and the concept of identity proposed by Norton (2000). The pedagogical product is presented as a digital scrapbook, whose title is “Online Scrapbook for English Teachers: creating and sharing memories”. This product shares with the ones who are interested issues that promote reflection on their personal and professional trajectories. The main objective of the research was to discuss the continuing education of teachers of English as an additional language, through the methodological bias of autoethnography, considering the data that emerged from the situations experienced by the teacher/researcher. In order to achieve the research objectives and provide teachers a pedagogical product that focuses on identity issues, some contexts of teachers’ education and their contributions to the Brazilian teachers’ identity (re)construction were investigated. Also, some of the Brazilian official documents that deal with teacher’s education were analyzed. In terms of results, it’s possible to affirm that the experience of continuing education in the Master’s Program at UNIPAMPA has influenced a critical reflection about the need of new practises in teachers’ education programs, being the educator’s education a right provided by law and a demand of these professionals. Thus, it is highlighted that the teacher/researcher has built transformative learnings about her own (re)construction process and about the importance of continuing education in teachers of English as an additional language’s lives and careers.
metadata.dc.subject: Autoetnografia
Análise crítica do discurso
Identidade
Formação continuada
Professores(as) de inglês
Autoethnography
Critical analysis discourse
Identity
Continuing education
English teachers
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
metadata.dc.identifier.citation: JUNG, Greice Neri. Formação continuada na (re)construção identitária de uma professora de inglês como língua adicional: um estudo autoetnográfico. 113p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8232
metadata.dc.date.issued: 16-Aug-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertacao_GREICE_NERI_JUNG_03_2023_versao_final.pdf2.06 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto_Pedagogico____Online_Scrapbook_for_English_Teachers_creating_and_sharing_memories.pdf1.92 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???