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dc.contributor.advisor1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.creatorGonçalves, Luiza Maciel Duarte-
dc.date.accessioned2023-04-24T17:36:52Z-
dc.date.available2023-04-25-
dc.date.available2023-04-24T17:36:52Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Luiza Maciel Duarte. O olho do poder: um estudo sobre as relações de poder nas práticas laborais de uma Secretaria Municipal de Educação. 31p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8217-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how power relations are manifested in the workpractices of the Department of Education of the municipal network of Santana do Livramento. For this purpose, the qualitative approach was uses as a research methodology, with an exploratory nature based on the genealogical method. The data were obtained through the three collection techniques: semi-structured interview, with 9 servers, including 7 effective and 2 commissioned, no participant observation of the activities and routines of the folder and documental research carried out through the analysis of news and reports in newspaper, being later verified through enunciative analysis. The results revealed the presence of the different types of power in the work practices of the branch, with Pastoral, Charismatic, One- Dimensional, Two-Dimensional, Three-Dimensional and Sovereign powers being evidenced through the perception of these servants in terms of characteristics and forms to manage the administrations that were at the head of the Secretary. In consonance with this, these speeches made it possible to visualize the great influence of politics in the conduct of activities, directly interfering both in power relations and in the progress of all processes competent to the folder. With regard to the configuration of the power diagram there were evidences of statements of Security and Conformism, Cronyism, Self Indulgence and Collegiality, glimpsing the historical understanding of the reasons that lead servers to perform certain practices, the way in which power it is inserted and interferes in the relationships and also in the day to day labor of the employees working in the town’s Education Department.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectServidorespt_BR
dc.subjectPráticas laboraispt_BR
dc.subjectInfluência políticapt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.subjectServerspt_BR
dc.subjectWork practicespt_BR
dc.subjectPolitical influencept_BR
dc.subjectRelaciones de poderpt_BR
dc.subjectPracticas de trabajopt_BR
dc.subjectinfluencia politicapt_BR
dc.titleO olho do poder: um estudo sobre as relações de poder nas práticas laborais de uma Secretaria Municipal de Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe eye of power: a study on power relations in the practices in the work practices of a Municipal Department of Educationpt_BR
dc.title.alternativeEl ojo del poder: um estudio sobre las relaciones de poder en las prácticas de trabajo de una Secretaria Municipal de Educaciónpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206541277189468pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Angela Quintanilha-
dc.contributor.referee2Howes Neto, Guilherme-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5587890154156833pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5788307490349838pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa buscou analisar como se manifestam as relações de poder nas práticas de trabalho da Secretaria de Educação da rede municipal de Santana do Livramento. Para tal propósito, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, de caráter exploratório a partir do método genealógico. Os dados foram obtidos através de três técnicas de coleta: entrevista semiestruturada, com 9 servidores dentre eles 7 efetivos e 2 comissionados, observação não participante das atividades e rotinas da pasta e pesquisa documental realizada por intermédio da análise de notícias e reportagens em jornais, sendo posteriormente verificados por meio da análise enunciativa do discurso. Os resultados obtidos revelaram a presença de diversos tipos de poder presentes nas práticas laborais da referida pasta, sendo evidenciados os poderes Pastoral, Carismático, Unidimensional, Bidimensional, Tridimensional e Soberano evidenciados pela percepção desses servidores no que tange a características e formas de gerir das gestões que estiveram à frente da Secretaria. Em consonância a isso, esses discursos possibilitaram visualizar a grande influência da política na condução das atividades, interferindo diretamente tanto nas relações de poder como também no andamento de todos os processos competentes à pasta. No que se refere à configuração do diagrama de poder constatou-seindícios dos enunciados de Segurança e Conformismo, Compadrio, Comodismo e do Coleguismo, vislumbrando a compreensão histórica dos motivos que levam os servidores a realizar determinadas práticas, a forma como o poder se insere e interfere nas relações e tambémno dia a dia de trabalho dos servidores atuantes na Secretaria de Educação santanense.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenEsta investigación tiene como objetivo analizar como se manifiestan las relaciones de poder em las prácticas de trabajo del Departamiento de Educación de la red municipal de educativa de Santana do Livramento. Para ello, se utilizó como metodologia de investigación el enfoque cualitativo, com carácter exploratório basado em el método genealógico. Los datos se obtuvieron mediante de trés técnicas de recolección: entrevista semiestructurada, con 9 servidores, incluidos 7 efectivos y 2 encargados, observación no participante de las actividadesy rutinas de la carpeta e investigación documental realizada mediante del analisis de noticias y reportajes, en los diários, siendo luego verificada mediante el analisis enunciativo. Los resultados revelaron la presencia de diferentes tipos de poder presentes en las practicas de trabajo de esa carpeta, evienciándo se los poderes Pastoral, Carismatico, Unidimensional, Bidimensional, Tridimensional y Soberano mediante de la percepción de estos servidores en referencia a características y formas para gestionar las administraciones que estaban al frente del Departamiento. Em línea com ello, estos discursos permitieron visualizar la gran influenciade la politica en la conducción de las actividades, interferiendo diretamente tanto en las relaciones de poder como en el progresso de todos los processos competentes a la carpeta. En cuanto a la configuración del diagrama de poder, se evidencian los enunciados de Seguridad yConformismo, Compadrio, Complacencia y Colegialidad, vislumbrando la comprensión histórica de las razones que llevan a los servidores a realizar determinadas practicas, la forma enque el poder se inserta e interfiere en las relaciones y también en el dia a dia de los trabajadores que laboran en el Departamiento de Educación santanense.pt_BR
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TC_LuizaMaciel.pdfTCC Luiza Maciel Duarte Gonçalves - 2023970.58 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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