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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O olho do poder: um estudo sobre as relações de poder nas práticas laborais de uma Secretaria Municipal de Educação
Otros títulos : The eye of power: a study on power relations in the practices in the work practices of a Municipal Department of Education
El ojo del poder: um estudio sobre las relaciones de poder en las prácticas de trabajo de una Secretaria Municipal de Educación
Autor(es): Gonçalves, Luiza Maciel Duarte
Primeiro Orientador: Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
1° Membro da banca: Gomes, Angela Quintanilha
2° Membro da banca: Howes Neto, Guilherme
Resumo: Essa pesquisa buscou analisar como se manifestam as relações de poder nas práticas de trabalho da Secretaria de Educação da rede municipal de Santana do Livramento. Para tal propósito, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, de caráter exploratório a partir do método genealógico. Os dados foram obtidos através de três técnicas de coleta: entrevista semiestruturada, com 9 servidores dentre eles 7 efetivos e 2 comissionados, observação não participante das atividades e rotinas da pasta e pesquisa documental realizada por intermédio da análise de notícias e reportagens em jornais, sendo posteriormente verificados por meio da análise enunciativa do discurso. Os resultados obtidos revelaram a presença de diversos tipos de poder presentes nas práticas laborais da referida pasta, sendo evidenciados os poderes Pastoral, Carismático, Unidimensional, Bidimensional, Tridimensional e Soberano evidenciados pela percepção desses servidores no que tange a características e formas de gerir das gestões que estiveram à frente da Secretaria. Em consonância a isso, esses discursos possibilitaram visualizar a grande influência da política na condução das atividades, interferindo diretamente tanto nas relações de poder como também no andamento de todos os processos competentes à pasta. No que se refere à configuração do diagrama de poder constatou-seindícios dos enunciados de Segurança e Conformismo, Compadrio, Comodismo e do Coleguismo, vislumbrando a compreensão histórica dos motivos que levam os servidores a realizar determinadas práticas, a forma como o poder se insere e interfere nas relações e tambémno dia a dia de trabalho dos servidores atuantes na Secretaria de Educação santanense.
Resumen : This research aims to analyze how power relations are manifested in the workpractices of the Department of Education of the municipal network of Santana do Livramento. For this purpose, the qualitative approach was uses as a research methodology, with an exploratory nature based on the genealogical method. The data were obtained through the three collection techniques: semi-structured interview, with 9 servers, including 7 effective and 2 commissioned, no participant observation of the activities and routines of the folder and documental research carried out through the analysis of news and reports in newspaper, being later verified through enunciative analysis. The results revealed the presence of the different types of power in the work practices of the branch, with Pastoral, Charismatic, One- Dimensional, Two-Dimensional, Three-Dimensional and Sovereign powers being evidenced through the perception of these servants in terms of characteristics and forms to manage the administrations that were at the head of the Secretary. In consonance with this, these speeches made it possible to visualize the great influence of politics in the conduct of activities, directly interfering both in power relations and in the progress of all processes competent to the folder. With regard to the configuration of the power diagram there were evidences of statements of Security and Conformism, Cronyism, Self Indulgence and Collegiality, glimpsing the historical understanding of the reasons that lead servers to perform certain practices, the way in which power it is inserted and interferes in the relationships and also in the day to day labor of the employees working in the town’s Education Department.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo analizar como se manifiestan las relaciones de poder em las prácticas de trabajo del Departamiento de Educación de la red municipal de educativa de Santana do Livramento. Para ello, se utilizó como metodologia de investigación el enfoque cualitativo, com carácter exploratório basado em el método genealógico. Los datos se obtuvieron mediante de trés técnicas de recolección: entrevista semiestructurada, con 9 servidores, incluidos 7 efectivos y 2 encargados, observación no participante de las actividadesy rutinas de la carpeta e investigación documental realizada mediante del analisis de noticias y reportajes, en los diários, siendo luego verificada mediante el analisis enunciativo. Los resultados revelaron la presencia de diferentes tipos de poder presentes en las practicas de trabajo de esa carpeta, evienciándo se los poderes Pastoral, Carismatico, Unidimensional, Bidimensional, Tridimensional y Soberano mediante de la percepción de estos servidores en referencia a características y formas para gestionar las administraciones que estaban al frente del Departamiento. Em línea com ello, estos discursos permitieron visualizar la gran influenciade la politica en la conducción de las actividades, interferiendo diretamente tanto en las relaciones de poder como en el progresso de todos los processos competentes a la carpeta. En cuanto a la configuración del diagrama de poder, se evidencian los enunciados de Seguridad yConformismo, Compadrio, Complacencia y Colegialidad, vislumbrando la comprensión histórica de las razones que llevan a los servidores a realizar determinadas practicas, la forma enque el poder se inserta e interfiere en las relaciones y también en el dia a dia de los trabajadores que laboran en el Departamiento de Educación santanense.
Palabras clave : Relações de poder
Servidores
Práticas laborais
Influência política
Power relations
Servers
Work practices
Political influence
Relaciones de poder
Practicas de trabajo
influencia politica
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : GONÇALVES, Luiza Maciel Duarte. O olho do poder: um estudo sobre as relações de poder nas práticas laborais de uma Secretaria Municipal de Educação. 31p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8217
Fecha de publicación : 25-ene-2023
Aparece en las colecciones: Administração

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