Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8194
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O desenvolvimento da leitura no ensino fundamental II em tempos de pandemia |
Autor(es): | Allende, Alessandra Garcia |
Primeiro Orientador: | Hidalgo, Luisa da Silva |
1° Membro da banca: | Hidalgo, Luisa da Silva |
2° Membro da banca: | Chagas, Eduardo Lopez |
3° Membro da banca: | Souza, Nathan Bastos de |
Resumo: | O presente estudo teve o objetivo de analisar o processo de desenvolvimento da leitura no Ensino Fundamental II em tempos de pandemia, a partir do relato de professores que atuam nesta etapa escolar. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa, em que foi desenvolvida uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários. Tal instrumento foi aplicado via Formulários Google a cinco professoras das redes de ensino pública e privada dos municípios de Bagé, Pelotas e Rio Grande, sendo que quatro docentes retornaram o questionário, denominadas neste trabalho como Docente A, Docente B, Docente C e Docente D. A partir dos dados obtidos com este instrumento de coleta, aliado às teorizações de autores como Geraldi (2011), Martoni (2021) e Solé (1998), foi possível considerar que, para além de desafios implicados pelo ensino remoto, as professoras apresentaram propostas diferenciadas articuladas às tecnologias, ao diálogo nas aulas síncronas, leituras individuais e coletivas, desenvolvimento de projetos de leitura, dentre outros caminhos inovadores para se pensar a competência da leitura em tempos de pandemia. |
Resumen : | This study aimed to analyze the process of reading development in Elementary School II in times of pandemic, based on the reports of teachers who work at this school stage. Methodologically, the research is characterized as a qualitative approach, in which a field research was developed through the application of questionnaires. This instrument was applied via Google Forms to five teachers from public and private education networks in the municipalities of Bagé, Pelotas and Rio Grande, and four teachers returned the questionnaire, referred to in this work as Teacher A, Teacher B, Teacher C and Teacher D From the data obtained with this collection instrument, combined with the theorizations of authors in the field as Geraldi (2011), Martoni (2021) e Solé (1998), it was possible to consider that, in addition to the challenges implied by remote teaching, the teachers presented different proposals linked to technologies, dialogue in synchronous classes, readings individual and collective, development of reading projects, among other innovative ways to think about reading competence in times of pandemic. |
Palabras clave : | Formação do leitor Estratégias de Leitura Ensino Remoto Reader Training Reading Strategies Remote Teaching |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | ALLENDE, Alessandra Garcia. O desenvolvimento da leitura no ensino fundamental II em tempos de pandemia. 44 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8194 |
Fecha de publicación : | 14-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALESSANDRA GARCIA ALLENDE.pdf | Alessandra Garcia Allende 2021 | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.