Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8194
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O desenvolvimento da leitura no ensino fundamental II em tempos de pandemia
Autor(es): Allende, Alessandra Garcia
Primeiro Orientador: Hidalgo, Luisa da Silva
1° Membro da banca: Hidalgo, Luisa da Silva
2° Membro da banca: Chagas, Eduardo Lopez
3° Membro da banca: Souza, Nathan Bastos de
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar o processo de desenvolvimento da leitura no Ensino Fundamental II em tempos de pandemia, a partir do relato de professores que atuam nesta etapa escolar. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa, em que foi desenvolvida uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários. Tal instrumento foi aplicado via Formulários Google a cinco professoras das redes de ensino pública e privada dos municípios de Bagé, Pelotas e Rio Grande, sendo que quatro docentes retornaram o questionário, denominadas neste trabalho como Docente A, Docente B, Docente C e Docente D. A partir dos dados obtidos com este instrumento de coleta, aliado às teorizações de autores como Geraldi (2011), Martoni (2021) e Solé (1998), foi possível considerar que, para além de desafios implicados pelo ensino remoto, as professoras apresentaram propostas diferenciadas articuladas às tecnologias, ao diálogo nas aulas síncronas, leituras individuais e coletivas, desenvolvimento de projetos de leitura, dentre outros caminhos inovadores para se pensar a competência da leitura em tempos de pandemia.
Resumen : This study aimed to analyze the process of reading development in Elementary School II in times of pandemic, based on the reports of teachers who work at this school stage. Methodologically, the research is characterized as a qualitative approach, in which a field research was developed through the application of questionnaires. This instrument was applied via Google Forms to five teachers from public and private education networks in the municipalities of Bagé, Pelotas and Rio Grande, and four teachers returned the questionnaire, referred to in this work as Teacher A, Teacher B, Teacher C and Teacher D From the data obtained with this collection instrument, combined with the theorizations of authors in the field as Geraldi (2011), Martoni (2021) e Solé (1998), it was possible to consider that, in addition to the challenges implied by remote teaching, the teachers presented different proposals linked to technologies, dialogue in synchronous classes, readings individual and collective, development of reading projects, among other innovative ways to think about reading competence in times of pandemic.
Palabras clave : Formação do leitor
Estratégias de Leitura
Ensino Remoto
Reader Training
Reading Strategies
Remote Teaching
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : ALLENDE, Alessandra Garcia. O desenvolvimento da leitura no ensino fundamental II em tempos de pandemia. 44 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8194
Fecha de publicación : 14-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALESSANDRA GARCIA ALLENDE.pdfAlessandra Garcia Allende 20212.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.