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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Narrativas autobiográficas da constituição da saúde mental no município de Bagé/RS: memórias do passado pela luta antimanicomial
Autor(es): Rodrigues, João Bosco
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
1° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
3° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
4° Membro da banca: Cunha, Jorge Luiz da
Resumo: O presente estudo científico de pesquisa (auto)biográfica realizado no Mestrado Acadêmico de Ensino da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, tem como objetivo identificar e analisar as narrativas de construção da trajetória do contexto pedagógico e histórico da Saúde Mental Coletiva em Bagé, a partir do Jornal Correio do Sul, de Bagé, na década de 1980 e 1990, intitulada narrativas autobiográficas da constituição da saúde mental no município de Bagé/RS: memórias do passado pela luta antimanicomial. A fonte da pesquisa se encontra no acervo do Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda de Bagé, e registrou suas primeiras notícias em setembro de 1914, dentro das ideias dos republicanos. A metodologia utilizada é (auto)biográfica, exploratória, de acordo com a análise documental, numa ótica histórico-crítica com o elo em revisitar a história e seus contextos pela narrativa do Jornal Correio do Sul, do pesquisador e seus registros. De modo descritivo, o trabalho está dividido em múltiplos momentos e tem como interrogação, a seguinte questão: desde quais foram as narrativas autobiográficas da trajetória pedagógica e histórica do processo de formação da saúde mental na cidade de Bagé, durante a década de 1980 e 1990?. A pesquisa histórica nos jornais da imprensa brasileira, principalmente, a historiográfica, desde a leitura e análise, identificam e expõem quais eram os poderes institucionais vigentes e quais as narrativas históricas e, consequentemente, os processos de educação. A imprensa é detentora da escritura de um tempo e lugar, por isso, os estudos científicos em jornais, com ênfase na história e trajetória de uma Política Pública, que é a Saúde Mental, constituída no campo da redemocratização do País e da Constituição Federal Cidadã de 1988. O Correio do Sul, na época, mostra que a Universidade da Região da Campanha foi parceira nas inovações do Movimento pelas Políticas Sociais e da Saúde Mental, acolhendo os cursos de especialização na área em estudo, inclusive, pioneira no Rio Grande do Sul e Brasil, em implantar, no Curso de Psicologia, a Componente Curricular Saúde Mental Coletiva. Esse e outros fatos demonstram o resultado de uma trajetória pedagógica histórica com reflexos diretos na educação, na saúde e nos processos de formação, ações comprometidas com mudanças éticas, epistemológicas, identificatórias e estéticas à produção de subjetividade para a cidadania. A pesquisa produz dados de todas as publicações e reportagens sobre o tema, com ampla divulgação sobre a fase inicial da saúde mental, cursos e oficinas, especializações, seminários, congressos, e da própria constituição da Reforma Psiquiátrica e das Políticas Públicas, as articulações e movimentos institucionais, já aderindo e implantando em suas matrizes curriculares, as teorias, concepções estratégicas e pedagogias de transformações. Vê-se que o Movimento de Saúde Mental Coletiva é resultado da perspectiva interdisciplinar, de um desiderato de civilização com dignidade, inclusão e transformação junto com o repensar das formações institucionais.
Abstract: The present scientific study of (auto)biographical research carried out in the Academic Teaching Master of the Federal University of Pampa, Bagé Campus, aims to identify and analyze the narratives of the construction of the trajectory of the pedagogical and historical context of the Collective Mental Health in Bagé, from the newspaper Correio do Sul, from Bagé, in the 80's and 90's , autobiographical narratives of the constitution of mental health in the city of Bagé, Rio Grande do Sul: memories of the past by the anti-handicomial struggle. The source of the research is in the collection of the Tarcísio Taborda Municipal Public Archive of Bagé, and recorded its first news, in September 1914, within the Republican ideas. The methodology used is (auto)biographical, exploratory, according to the documental analysis, in a historical-critical perspective, revisiting history and its contexts through the narrative of the newspaper Correio do Sul, the researcher and his records. In a descriptive way, the work is divided in multiple moments. Since, what were the autobiographical narratives of the pedagogical and historical trajectory of the formation process of mental health in the city of Bagé during the 80's and 90's? Historical research in the Brazilian press, especially historiographical research, from reading and analysis, identifies and exposes which institutional powers were in force and which were the historical narratives and consequently the educational processes. The press holds the writing of a time and place, therefore, the scientific studies in newspapers, with emphasis on the history and trajectory of a Public Policy, which is Mental Health, constituted in the field of the country's re-democratization and the Federal Citizen Constitution of 1988. The Correio do Sul, at the time, shows that the University of the Region of Campanha was a partner in the innovations of the Movement for Social Policies and Mental Health, welcoming the specialization courses in the area under study, inclusively, pioneer in Rio Grande do Sul and Brazil, in implanting in the Psychology Course, the Curricular Component, Collective Mental Health. This and other facts demonstrate the result of a historical pedagogical trajectory with direct reflections on education, health and formation processes, actions committed to ethical, epistemological, identatory and aesthetic changes to the production of subjectivity for citizenship. The research produces data from all the publications and reports on the theme, with ample disclosure on the initial phase of mental health, courses and workshops, specializations, seminars, congresses, and the very constitution of the Psychiatric Reform and Public Policies, the articulations and institutional movements, already adhering and implanting in their curricular matrices, the theories, strategic conceptions, and pedagogies of transformations. It is seen that the Collective Mental Health Movement is the result of the interdisciplinary perspective, of a desideratum of civilization with dignity, inclusion and transformation, along with the rethinking of the institutional formations.
metadata.dc.subject: Saúde mental
História
Imprensa
Educação
Narrativas (auto)biográficas
Mental health
History
Press
Education
(Auto)biographical narratives
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: RODRIGUES, João Bosco. Narrativas autobiográficas da constituição da saúde mental no município de Bagé/RS: memórias do passado pela luta antimanicomial. 174 f. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8193
metadata.dc.date.issued: 9-Feb-2023
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Dis João rodrigues 2023.pdf1.88 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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