Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8182
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios da linguagem docente no trabalho com alunos inclusos durante a pandemia
Autor(es): Ribeiro, Larissa de Oliveira
Primeiro Orientador: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
1° Membro da banca: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
2° Membro da banca: Córdoba, Alexander Severo
3° Membro da banca: Vigil, Vera Pinto
Resumo: A experiência com a docência com alunos inclusos sempre oportunizou muitos pensamentos entre professores no geral, através dos desafios que encontramos no dia a dia. A pandemia contribuiu para que os obstáculos possivelmente aumentassem, gerando desta forma dúvidas no sentido de incentivo dentro do meio escolar, seja em infraestrutura ou até mesmo em melhores cursos profissionalizantes aos professores. A pesquisa a seguir, realizada com as professoras de Ensino Fundamental II, auxiliam nestes questionamentos assertivos ou desfavoráveis advindos do momento pandêmico que vivenciamos. Nesse sentido, tentamos compreender dentro do processo de aprendizagem, os desafios encontrados por duas docentes que atendiam duas alunas incluídas durante o período de pandemia, assim como, compreender suas maiores diversidades nesta docência remota, elencando pontos positivos e negativos do uso da tecnologia na formação dos alunos, considerando, especialmente, as alunas com deficiência. A metodologia utilizada na pesquisa deu-se em três momentos: (1) revisão bibliográfica, (2) entrevista com docentes e (3) análise dos dados coletados. Ao longo da realização da investigação evidenciou-se a relevância da rede de apoio constituído por família e escola, a fim de zelar pelo bem-estar do aluno e seu desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The experience with teaching with included students has always given rise to many thoughts among teachers in general, through the challenges we encounter in everyday life. The pandemic contributed to the possible increase in obstacles, thus generating doubts regarding incentives within the school environment, whether in infrastructure or even better professional courses for teachers. The following survey, carried out with Elementary School II teachers, helps with these assertive or unfavorable questions arising from the pandemic moment we are experiencing. In this sense, we try to understand, within the learning process, the challenges encountered by two teachers who assisted two students included during the pandemic period, as well as understanding their greatest diversities in this remote teaching, listing positive and negative points of the use of technology in training of students, especially considering students with disabilities. The methodology used in the research took place in three moments: (1) bibliographic review, (2) interview with professors and (3) analysis of the collected data. During the course of the investigation, the importance of the support network made up of family and school became evident, in order to ensure the well-being of the student and his development in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Pandemia
Educação
Desafios Docente
Pandemic
Education
Teaching Challenges
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: RIBEIRO, Larissa de Oliveira. Os desafios da linguagem docente no trabalho com alunos inclusos durante a pandemia. 26 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8182
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA DE OLIVEIRA RIBEIRO.pdfLarissa de Oliveira Ribeiro 2022879.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.