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dc.contributor.advisor1Sartori, Paulo Henrique dos Santos-
dc.creatorPereira, Diego da Rosa-
dc.date.accessioned2023-04-11T18:34:12Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-04-11T18:34:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPEREIRA, Diego da Rosa. Lançamento de projéteis no contexto dos ambientes manipulativos virtual e físico: percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Exatas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8150-
dc.description.abstractThe theme of this work is related to Launching Projectiles worked in two types of Manipulative Environments (ME) - Physical and Virtual - and aims to verify the didactic potential of these ME in the perception of a group of academics from a Degree Course in Exact Sciences, from a Federal University in the state of Rio Grande do Sul. In the Virtual Manipulative Environment (VME) the virtual simulator 'Projectile Movement' found on the PhET Colorado site was used and, in the Physical Manipulative Environment (PME), a toy revolver that played the role of a projectile launcher. The activities, organized in workshops, were applied to a small group of academics. During the performance of practical activities, immediate perceptions about the occurrence of certain characteristic affordances of each ME were obtained via a questionnaire. After carrying out the virtual and physical experiments, the academics were challenged to identify and describe, comparatively, the limitations and amplitudes of each ME, including making inferences from the results of one in the other. It was noted that most academics envision the PME as an ME that best meets the proposed objectives, allowing a more adequate understanding of the physical phenomenon addressed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes Manipulativospt_BR
dc.subjectAffordancespt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectManipulative Environmentspt_BR
dc.subjectExperimentpt_BR
dc.subjectSimulatorpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.titleLançamento de projéteis no contexto dos ambientes manipulativos virtual e físico: percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Exataspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213221668344227pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680419106224563pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA temática deste trabalho está relacionada com Lançamento de Projéteis trabalhada em dois tipos de Ambientes Manipulativos (AM) - o Físico e o Virtual - e tem como objetivo verificar a potencialidade didática destes AM na percepção de um grupo de acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, de uma Universidade Federal gaúcha. No Ambiente Manipulativo Virtual (AMV) foi utilizado o simulador virtual ‘Movimento de Projétil’ encontrado no sítio do PhET Colorado e, no Ambiente Manipulativo Físico (AMF), um revólver de brinquedo que fez o papel de lançador de projéteis. As atividades, organizadas em oficinas, foram aplicadas em um pequeno grupo de acadêmicos. Durante a realização das atividades práticas, obteve-se, via questionário, as percepções imediatas sobre a ocorrência de determinadas affordances caraterísticas de cada AM. Após a realização dos experimentos virtual e físico, os acadêmicos foram desafiados a identificar e descrever, comparativamente, as limitações e amplitudes de cada AM fazendo, inclusive, inferências dos resultados de um no outro. Notou-se que a maioria dos acadêmicos vislumbra o AMF como um AM que melhor atende os objetivos propostos, permitindo uma compreensão mais adequada do fenômeno físico abordado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
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