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Tipo: Dissertação
Título: A avaliação da aprendizagem no ensino superior: os letramentos acadêmicos no curso de Engenharia Civil
Autor(es): Leite, Felipe Correa da Rosa
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
3° Membro da banca: Silva, Veronice Camargo da
Resumo: A presente pesquisa aborda a leitura e escrita como práticas importantes no cotidiano dos docentes e discentes dos cursos das engenharias, de modo que possuem uma linguagem própria, e através da inserção dessas práticas, possibilitará dominar determinados termos. O modo de avaliar os discentes também é pertinente, cabendo ao docente optar pela melhor alternativa para avaliar. Para tanto, o objetivo da pesquisa busca analisar em que medida os letramentos acadêmicos podem contribuir para a avaliação da aprendizagem de discentes do Ensino Superior em um curso de Engenharia Civil. A metodologia deste estudo, por sua vez, consistiu em uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, além de ser uma pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada no curso de Engenharia Civil de uma instituição privada, localizada na cidade de Bagé, RS, com os discentes e docentes. A coleta de dados se deu a partir de um questionário entregue aos discentes e docentes, além de uma Carta Pedagógica entregue aos docentes. A análise dos dados foi organizada em quatro etapas: a primeira consistiu no mapeamento das trajetórias no curso, onde se percebeu que os discentes têm proximidade com componentes curriculares voltados aos cálculos e questões práticas. A segunda etapa trouxe a respeito das metodologias empregadas no curso, observando-se a predominância de aulas expositivas e realização de exercícios em sala de aula, de modo que as metodologias ativas ainda são pouco empregadas no curso. A terceira etapa abordou sobre os letramentos acadêmicos aplicados no curso, ficando evidente que as práticas de leitura e escrita não são tão presentes ao longo do curso, sendo mais encontradas em componentes voltados ao Trabalho de Conclusão de Curso. Por fim, a quarta etapa tratou a respeito da avaliação da aprendizagem no curso, identificando a predominância da utilização de provas e trabalhos como formas de avaliar os discentes. Sendo assim, é possível concluir que tanto para as metodologias quanto para avaliação da aprendizagem, os métodos utilizados ainda são muito tradicionais, de modo que os docentes se sentem mais seguros em seguir tais métodos. No que diz respeito aos letramentos acadêmicos, ainda que não sejam não tão presentes durante o curso, alguns docentes buscam inserir essas práticas, reconhecendo a importância e relevância na aprendizagem dos discentes.
Abstract: The present research addresses reading and writing as important practices in the daily life of professors and students of engineering courses, so that they have their own language, and through the insertion of these practices, it will make it possible to master certain terms. The way of evaluating students is also relevant, and it is up to the teacher to choose the best alternative to evaluate. Therefore, the objective of the research seeks to analyze to what extent academic literacies can contribute to the evaluation of higher education students' learning in a Civil Engineering course. The methodology of this study, in turn, consisted of a qualitative, exploratory and descriptive research, in addition to being an action research. The research was carried out in the Civil Engineering course of a private institution, located in the city of Bagé, RS, with students and professors. The data collection was based on a questionnaire given to students and teachers, in addition to a Pedagogical Letter given to teachers. The data analysis was organized in four stages: the first consisted of mapping the trajectories in the course, where it was noticed that students are close to curricular components focused on calculations and practical issues. The second stage brought about the methodologies used in the course, observing the predominance of lectures and exercises in the classroom, so that active methodologies are still little used in the course. The third stage addressed the academic literacies applied in the course, making it evident that reading and writing practices are not so present throughout the course, being more found in components aimed at the Course Completion Work. Finally, the fourth stage dealt with the evaluation of learning in the course, identifying the predominance of the use of tests and works as ways of evaluating students. Therefore, it is possible to conclude that both for methodologies and for learning assessment, the methods used are still very traditional, so that teachers feel safer in following such methods. With regard to academic literacies, although they are not so present during the course, some professors seek to insert these practices, recognizing their importance and relevance in students' learning.
Palavras-chave: Letramento acadêmico
Avaliação da aprendizagem
Engenharias
Academic literacy
Assessment of learning
Engineering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: LEITE, Felipe Correa da Rosa. A avaliação da aprendizagem no ensino superior: os letramentos acadêmicos no curso de Engenharia Civil. 149 f.: il. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8149
Data do documento: 24-Jan-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

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