???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8141
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Parzianello, Geder Luis-
dc.creatorSantos, Melina Pereira dos-
dc.date.accessioned2023-04-10T18:23:56Z-
dc.date.available2023-04-10-
dc.date.available2023-04-10T18:23:56Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Melina Pereira dos. A formação de professores para uso de mídias na educação. 2023. 20 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8141-
dc.description.abstractThis article aims to investigate the extent to which state public schools in the city of Porto Alegre (RS) have offered continuing education courses for their teachers on the use of media in education. Through readings carried out during the Postgraduate course in Media Education at the Federal University of Pampa/Universidade Aberta do Brasil, we can reflect on the insertion of the media in the school context, recognizing that it is not a new phenomenon, but with evident 1 Professora na rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre, RS, formada em Letras - Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). signs of resistance on the part of teachers or the school community regarding the use of technologies, perhaps because they do not understand the real meaning of their use in education. This is what our research will try to show. The theoretical framework for this analysis was based on the readings made among those indicated by the professors during the course. We carried out a survey through a questionnaire with eight questions that were sent to teachers of the state education network in the city of Porto Alegre (RS), between the months of January and February of this year. Based on the answers obtained by the teachers, we analyzed what they had to tell us about the training courses, their accessibility and their use of technologies in a pedagogical way in classrooms. Our research seeks to contribute to more work in this area and also to show the importance of this type of training course for teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.titleA formação de professores para uso de mídias na educaçãopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4690860650845148pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0060737617482357pt_BR
dc.contributor.referee1Parzianello, Sandra Regina Barbosa-
dc.contributor.referee2Marques, Rafael Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5230663555512486pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4976097506780798pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Mídia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo pesquisar em que medida as escolas da rede pública estadual da cidade de Porto Alegre (RS) têm tido oferta de cursos de formação continuada para os seus professores para uso das mídias na educação. Por meio de leituras realizadas durante o curso de Pós-graduação em Mídia Educação pela Universidade Federal do Pampa/Universidade Aberta do Brasil, podemos refletir acerca da inserção das mídias no contexto escolar, reconhecendo não se tratar de um fenômeno novo, mas com sinais evidentes de uma resistência por parte dos professores ou da comunidade escolar quanto ao uso de tecnologias, talvez por não entenderem o real sentido do uso delas na educação. É o que nossa pesquisa vai tentar mostrar. O referencial teórico para essa análise foi baseado nas leituras feitas entre aquelas indicadas pelos professores durante o curso. Realizamos uma pesquisa por meio de um questionário com oito perguntas que foram enviadas para professores da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre (RS), entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Baseados nas respostas obtidas pelos professores, analisamos o que tinham a nos dizer sobre os cursos de formação, suas acessibilidades e seus usos das tecnologias de modo pedagógico em salas de aula. Nossa pesquisa busca contribuir para que mais trabalhos nessa área sejam realizados e também mostrar a importância desse tipo de curso de formação para os professores.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Melina Pereira dos Santos 2023.pdf1.14 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???